Uma boa noite de sono é fundamental para recarregar baterias e manter a saúde física e mental. No entanto, para os jovens adultos em idade ativa, é cada vez mais difícil conciliar o stress do dia a dia com o descanso. No entanto, há formas de contrariar.

O sono tem um caráter regenerador e reparador para todos os seres vivos. No caso do ser humano, o descanso possibilita um bom equilíbrio e tem extrema importância na componente cognitiva. Dormir bem é fundamental para assegurar as funções cardiovasculares, fortalecendo ainda o sistema imunológico. Quem dorme pouco, tem mais dificuldade em manter a concentração, a atenção e a memória.
Atualmente assiste-se a um ritmo de vida, principalmente nas camadas mais jovens, que obriga cada vez mais a poucas horas de descanso. O trabalho em excesso, ou a sua precariedade, a incerteza do futuro ou o stress constante são fatores que empurram os jovens adultos para um ritmo que se reflete de forma negativa no sono.
Segundo Teresa Paiva, neurologista e especialista em questões do sono, existe hoje em dia pouco respeito pelos limites de cada um e a verdade é que
ninguém consegue ter hábitos regulares de sono se andar com a cabeça cheia e num ritmo alucinante.
- Como combater o ritmo agitado: Existem alguns conselhos que podem ser seguidos e que ajudam a conciliar o dia agitado com um sono tranquilo. Seguindo estas dicas, certamente que dormirá melhor.
- Respeite o ritmo biológico porque a natureza é sábia: Há pessoas que têm mais necessidade de dormir que outras e é fundamental que respeite o seu próprio ritmo.
- Nunca jante depois das 22h e faça uma refeição leve à noite: Se passar o dia praticamente sem comer e depois jantar tarde e comer muito, é meio caminho andado para não conseguir dormir.
- É verdade que há pouco tempo durante o dia, mas evite fazer exercício físico à noite: O exercício acelera o ritmo e prejudica as horas de descanso.
- Tente não levar os problemas para a cama: Quando se deitar, procure não pensar em trabalho ou em problemas. É essencial aprender a “desligar”.
Apesar dos jovens adultos hoje em dia, terem uma realidade cujos limites são pouco claros e as horas de descanso menos respeitadas, é sempre possível adotar algumas práticas que procurem conciliar os dias agitados com um sono de qualidade.

Conteúdo revisto
pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
Downloads
Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis: