Durma sempre bem

Durma sempre bem

Uma boa noite de sono é fundamental para recarregar baterias e manter a saúde física e mental. No entanto, para os jovens adultos em idade ativa, é cada vez mais difícil conciliar o stress do dia a dia com o descanso. No entanto, há formas de contrariar.


untitled-1-1

O sono tem um caráter regenerador e reparador para todos os seres vivos. No caso do ser humano, o descanso possibilita um bom equilíbrio e tem extrema importância na componente cognitiva. Dormir bem é fundamental para assegurar as funções cardiovasculares, fortalecendo ainda o sistema imunológico. Quem dorme pouco, tem mais dificuldade em manter a concentração, a atenção e a memória.

Atualmente assiste-se a um ritmo de vida, principalmente nas camadas mais jovens, que obriga cada vez mais a poucas horas de descanso. O trabalho em excesso, ou a sua precariedade, a incerteza do futuro ou o stress constante são fatores que empurram os jovens adultos para um ritmo que se reflete de forma negativa no sono.

Segundo Teresa Paiva, neurologista e especialista em questões do sono, existe hoje em dia pouco respeito pelos limites de cada um e a verdade é que


ninguém consegue ter hábitos regulares de sono se andar com a cabeça cheia e num ritmo alucinante.

  1. Como combater o ritmo agitado: Existem alguns conselhos que podem ser seguidos e que ajudam a conciliar o dia agitado com um sono tranquilo. Seguindo estas dicas, certamente que dormirá melhor.
  2. Respeite o ritmo biológico porque a natureza é sábia: Há pessoas que têm mais necessidade de dormir que outras e é fundamental que respeite o seu próprio ritmo.
  3. Nunca jante depois das 22h e faça uma refeição leve à noite: Se passar o dia praticamente sem comer e depois jantar tarde e comer muito, é meio caminho andado para não conseguir dormir.
  4. É verdade que há pouco tempo durante o dia, mas evite fazer exercício físico à noite: O exercício acelera o ritmo e prejudica as horas de descanso.
  5. Tente não levar os problemas para a cama: Quando se deitar, procure não pensar em trabalho ou em problemas. É essencial aprender a “desligar”.

Apesar dos jovens adultos hoje em dia, terem uma realidade cujos limites são pouco claros e as horas de descanso menos respeitadas, é sempre possível adotar algumas práticas que procurem conciliar os dias agitados com um sono de qualidade.

 

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados