Intolerância à lactose: E agora?

Nutrição e Fitness
Última atualização: 05/09/2022

Acabou de descobrir que é intolerante à lactose? E que esta está presente em todos os seus alimentos preferidos? Calma… Este artigo foi feito a pensar em si.

Vivemos um tempo em que as intolerâncias alimentares são cada vez mais uma realidade. Mas, é natural que, perante um diagnóstico de intolerância à lactose,  fique apreensivo. E não é para menos! Em poucos segundos, o modelo de alimentação que sempre seguiu cai por terra, de repente tudo muda, e deixar de poder comer os seus alimentos favoritos pode ser um pensamento assustador.

Passada esta fase, terá naturalmente de começar a adaptar-se e, mais uma vez, ultrapassar novas etapas, nomeadamente quando chega o momento de decidir que alimentos consumir ou comprar quando vai ao supermercado.

A lactose pode ser um inimigo silencioso, mas nós queremos ajudar! Saiba que embora presente, a intolerância à lactose não deverá constituir uma barreira à sua qualidade de vida. Conversamos com a nutricionista Paula do Carmo Martins sobre as melhores opções e alternativas.

O que é a lactose, afinal?

Segundo a WebMD, a intolerância à lactose, também denominada de deficiência de lactase, acontece quando o nosso organismo não é totalmente capaz de digerir o açúcar do leite (lactose) presente nos laticínios e seus derivados. Esta é uma intolerância alimentar frequente, que é geralmente provocada por uma deficiência de lactase, uma enzima produzida pelo revestimento do intestino delgado.

Sintomas

Os sinais e sintomas da intolerância à lactose têm o seu início geralmente entre 30 minutos e duas horas após comer ou beber alimentos que contêm lactose. Estes incluem:

  • Diarreia
  • Náuseas e, por vezes, vómitos
  • Cólicas abdominais
  • Inchaço
  • Gases

Diagnóstico

O médico pode suspeitar que se trata de um caso de intolerância à lactose observando os seus sintomas e a sua resposta à redução da quantidade de laticínios na sua dieta. Mas, é possível confirmar o diagnóstico através de um ou mais dos seguintes testes:

  • Teste de intolerância à lactose.O teste de intolerância à lactose mede a reação do seu corpo a um líquido que contém níveis elevados de lactose. Duas horas após beber o líquido, realizará análises ao sangue para medir a quantidade de glucose na corrente sanguínea. Se o nível de glucose não aumentar, significa que o seu corpo não está a digerir nem a absorver corretamente a bebida com lactose.
  • Teste respiratório de hidrogénio.Este teste também requer que beba um líquido que contém níveis elevados de lactose. Em seguida, o seu médico medirá a quantidade de hidrogénio na sua respiração em intervalos regulares. Normalmente, é detetável muito pouco hidrogénio. Contudo, se o seu corpo não digere a lactose, fermentará no cólon, libertando hidrogénio e outros gases que são absorvidos pelos intestinos e, por fim, exalados. Quantidades de hidrogénio exalado superiores ao normal durante o teste respiratório indicam que não está a digerir nem a absorver totalmente a lactose.
  • Teste de acidez das fezes.No caso de bebés e crianças que não podem realizar outros testes, pode ser realizado um teste de acidez das fezes. A fermentação de lactose não digerida cria ácido láctico e outros ácidos que podem ser detetados numa amostra de fezes.

Opções saudáveis para intolerantes à lactose

Perante o diagnóstico de intolerância à lactose, é importante perceber que existem opções. O leite e os seus derivados sem lactose disponíveis no mercado são, segundo a nutricionista Paula do Carmo Martins, alternativas saudáveis. Mas também poderá optar pelas bebidas de soja, arroz ou amêndoa, enriquecidas em cálcio, ou pelos iogurtes de soja. O creme vegetal de soja para barrar, tofu ou seitan também integram a lista de alimentos tolerados.

Para garantir os níveis de cálcio adequados, os brócolos e os vários tipos de couve (galega, portuguesa e chinesa) são uma excelente opção.

“As pessoas podem recuperar completamente ao fim de algumas semanas, contudo, noutros casos, só ao fim de vários meses. Quando a recuperação não é total, a pessoa poderá ingerir alimentos contendo lactose mas, apenas, em pequenas porções e de forma moderada”, elucida a especialista.

Os alimentos que deve reduzir ou evitar

Além dos alimentos mais óbvios como o leite e os seus derivados, existem muitos outros que contêm lactose e que deverão ser evitados ou cuja ingestão deverá ser reduzida. Gelados, pudins, bolos, biscoitos, chocolates, bolachas, tostas, leite condensado, café instantâneo e cacau são alguns exemplos, assim como pratos pré-preparados, adoçantes artificiais, entre outros.

Regra geral, a restrição de nutrientes é “um dos principais erros”, à semelhança de quem quer perder peso. Como alerta a nutricionista, “não há nada de mais errado do que retirar da alimentação os farináceos e optar por ingerir mais carne apenas com legumes ou saladas. Desta forma, ingere maior quantidade de gordura presente na carne e como a ingestão de alimentos saciantes é reduzida ou mesmo ausente, a fome vai surgir mais cedo”.

Ida às compras

Não queremos que a sua ida às compras se torne numa missão impossível, por isso, da próxima vez que for ao supermercado junte a nossa lista à sua. 

8 conselhos para quando for às compras

1. Elabore previamente uma lista de compras.

2. Evite ir ao supermercado com fome, pois leva a que se façam compras por impulso e, geralmente, alimentos hipercalóricos.

 3. Faça uma leitura cuidada dos rótulos, principalmente da lista dos ingredientes da composição nutricional.

 4. Na lista dos ingredientes, deverá estar atento aos termos “soro de leite”, “coalho”, “derivados do leite”, “leite em pó” e “leite em pó magro”, que também significam que o alimento contém lactose.

5. Evite alimentos em que os primeiros ingredientes sejam gordura, açúcar ou sal.

6. Evite a aquisição de refeições pré-cozinhadas. São ricas em gordura e sal e podem conter lactose.

7. Prefira legumes e frutos frescos. É importante variar.

8. Escolha os congelados sem gelo solto na embalagem.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados