Saiba tirar partido dos nutrientes

Saiba tirar partido dos nutrientes

Conheça a nutrição ortomolecular, um ramo alternativo da medicina que recorre a substâncias naturais para corrigir desequilíbrios nutricionais.


untitled-1


A medicina ortomolecular ou nutrição ortomolecular é um ramo alternativo de medicina que atua na reabilitação celular através do uso de substâncias naturais, prevenindo e tratando doenças causadas por desequilíbrios nutricionais.

O termo ortomolecular significa equilíbrio molecular e esta área da nutrição tem como objetivo primordial restabelecer o equilíbrio químico do organismo através do uso de substâncias e elementos naturais ou micronutrientes, sejam vitaminas ou minerais. Este conceito de medicina foi apresentado em 1956 por Linus Pauling, químico quântico e bioquímico norte-americano.


O conceito

A medicina ortomolecular defende que as doenças são resultado de desequilíbrios químicos, ou seja, da deficiência de substâncias naturais como vitaminas, minerais e aminoácidos no organismo. Os tratamentos procuram restaurar os níveis de substâncias minerais ideais para restabelecer a homeostasia (estado de equilíbrio do corpo em relação às diversas funções e diferentes constantes fisiológicas dos tecidos e dos fluidos orgânicos).

Centrando-se nas características individuais de cada pessoa, a medicina ortomolecular assume que através de uma nutrição ajustada às necessidades de cada pessoa será possível colmatar as carências e restaurar o equilíbrio, prevenindo e tratando problemas de saúde.


A origem dos desequilíbrios

O stress, o tabagismo, a poluição ou a exposição solar em excesso são situações a que nos expomos permanentemente e que geram um excesso de radicais livres, substâncias com efeitos tóxicos para o organismo. Um estilo de vida desajustado e uma alimentação inadequada, bem como algumas patologias, podem desencadear deficiências nutricionais.


Desequilíbrio nutricional

A medicina ortomolecular encara o indivíduo como um todo interligado que deve funcionar em harmonia, sendo que a falta de um micronutriente (vitaminas e /ou minerais) pode influenciar a ação, absorção ou função de outros micronutrientes. Com o restabelecimento do equilíbrio vitamínico/mineral, recupera-se o equilíbrio do organismo e o seu normal funcionamento, com uma melhoria da qualidade de vida.


O diagnóstico

Para reequilibrar o organismo, o primeiro passo é identificar as carências. Num check-up ortomolecular são realizados vários exames de diagnóstico – por exemplo, teste de intolerância alimentar, análises ao sangue e à urina – que permitirão avaliar os desequilíbrios vitamínicos e minerais, a presença de metais tóxicos e testar hipersensibilidades alimentares. Uma vez definidos os desequilíbrios vitamínicos e minerais é possível reorganizar a alimentação, desenhando-se um plano alimentar com especial atenção a alimentos que consigam restabelecer o equilíbrio e, se necessário, serão prescritos suplementos nutricionais específicos para colmatar os défices.

A suplementação nutricional é uma ferramenta ao dispor de qualquer pessoa, mas com base neste diagnóstico preciso a nutrição ortomolecular consegue fazer um ajuste personalizado e adequado às características e necessidades concretas de cada pessoa.


Programas de acompanhamento ortomolecular

O equilíbrio entre nutrientes é indispensável ao correto funcionamento celular e o objetivo da nutrição ortomolecular é proporcionar a concentração ótima dos nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento orgânico, que levará ao tratamento e prevenção de problemas que têm a sua origem em carências de vitaminas e minerais. Os programas de acompanhamento ortomolecular estão disponíveis em algumas clínicas. As consultas são normalmente realizadas por nutricionistas. A medicina ortomolecular ou nutrição ortomolecular é, por vezes, complementada com o apoio da medicina convencional.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados