Limpeza de pele: importante em qualquer idade

Cirurgia Plástica e Estética
Última atualização: 28/12/2022
Limpeza de pele

A limpeza de pele é um hábito essencial para a manter saudável e bonita. Para além dos cuidados diários em casa, é importante complementá-los com sessões de limpezas mais profundas. Neste artigo, conheça os cuidados para ter uma pele limpa e jovem.

A pele como órgão

A pele é o maior órgão do corpo humano. A sua função principal é ser como barreira protetora do mundo exterior. Também tem uma função protetora contra impactos físicos, ajuda a regular a nossa temperatura corporal e é local de síntese de vitamina D. A pele é composta por três camadas: epiderme, derme e uma camada de gordura. A epiderme é a camada mais superficial, que está em constante renovação. A derme é a camada a seguir. Esta é composta por tecido fibroso e elástico e contém colagénio e elastina. Adicionalmente, contém terminações nervosas, glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas, folículos pilosos e vasos sanguíneos. Já a camada de gordura serve principalmente para isolar o corpo das temperaturas do exterior.

Limpar e cuidar da pele desde a juventude é um hábito precioso para manter uma tez saudável ao longo da vida. Conheça as várias técnicas para a limpeza de pele e os benefícios que esses tratamentos lhe podem trazer.

A limpeza de pele é …

Importante para manter as defesas da derme contra as agressões do quotidiano, como o sol, o frio, o vento ou a poluição. Em especial a partir dos 35 anos, quando a pele se torna mais frágil, o brilho começa a desaparecer, as rugas de expressão se evidenciam e já se notam os primeiros sinais de flacidez. A limpeza de pele é um gesto simples e obrigatório ao acordar e ao deitar para eliminar as impurezas, evitar a obstrução dos poros e preservar e promover o processo de regeneração celular. Uma pele higienizada é a base perfeita para potenciar o efeito dos hidratantes e dos cremes antienvelhecimento, além de favorecer a regeneração celular à noite e o efeito de proteção durante o dia.

Os produtos mais indicados são…

Um produto de limpeza de rosto – em leite, mousse, creme, gel ou água micelar – e um tónico, com PH neutro, são importantes para manter a derme elástica, lisa, luminosa e macia.

A Academia Americana de Dermatologia aconselha:

  1. Usar um produto de limpeza suave sem álcool.
  2. Molhar o rosto com água morna e aplicar o produto de limpeza com os dedos em movimentos ligeiros e circulares.
  3. Não esfregar com força, pois pode irritar a pele.
  4. Enxaguar com água morna e secar numa tolha macia.
  5. Aplicar hidratante gentilmente, principalmente em redor dos olhos, pois é onde a pele é mais delicada.
  6. Limitar a lavagem da pele ao início e ao final do dia ou depois de transpirar.

Adicionalmente, pode aplicar um tónico para ajudar a fechar os poros e normalizar o PH cutâneo. A pele oleosa deverá privilegiar produtos indicados por um especialista para controlar a produção sebácea. As fórmulas de limpeza micelares são universais e adequam-se mesmo à pele sensível. É extremamente importante ser gentil no processo de limpeza, especialmente em casos de pessoas com eczema ou rosácea.

É igualmente importante manter uma rotina de tratamento de pele que se adeque às suas necessidades. Estar atenta ao usar produtos novos e ver como a pele reage. Usar hidratantes e tónicos sem flagrâncias ou com flagrâncias mínimas, para evitar reações alérgicas adversas. No entanto, há produtos que não podem faltar. Aplicar protetor solar, de preferência com a proteção mais alta, é imprescindível todos os dias do ano, mas especialmente no verão. Manter uma alimentação saudável e diversa com um consumo adequado de água também tem um papel importante na manutenção de uma pele saudável.

Esfoliação suave

O gesto diário de limpeza de pele deve ser pontuado, 2 ou 3 vezes por semana, por uma esfoliação suave, de acordo com o tipo de pele. O esfoliante permite remover as células mortas e afina a textura da tez, preparando-a para acionar os efeitos dos cremes hidratantes. Segundo os especialistas, as pessoas que têm uma pele com acne devem evitar este tipo de produto, uma vez que poderá irritar a pele e desequilibrar, ainda mais, a produção sebácea da pele.

Limpeza de pele mais profunda

Os rituais de limpeza em casa não dispensam, no entanto, a limpeza de pele profunda, realizada por especialistas em estética, e que promove a renovação celular da derme. O objetivo principal deste processo é a remoção de células mortas promovendo a regeneração celular. Igualmente e mais com o objetivo estético, a remoção de pontos negros, pontos sebáceos e cravos apenas deve ser realizada por técnicos especializados. Os procedimentos de cada sessão são adaptados às necessidades de cada pessoa. Os especialistas aconselham uma limpeza mais profunda em cada mudança de estação ou, com o avançar de idade, com frequência mensal.

A perda do brilho, da tensão, o início da flacidez, a falta de elasticidade, as manchas na pele, as rídulas (devido à desidratação da pele) e, numa fase posterior, as rugas e os poros dilatados, são consequência da falta de cuidados, de excesso de sol e não só - também de hábitos errados de limpeza e de hidratação. Se é verdade que o envelhecimento começa assim que nascemos, também é uma certeza que cada pessoa pode ter um papel ativo no aspeto que a sua pele apresenta ao longo dos anos. Mantenha-se em alerta para os sinais da sua pele e não despreze a sua limpeza. Siga os conselhos deste artigo para uma pele saudável.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados