Ao optar por uma alimentação saudável e beber água, verá que é uma mais valia para que não sofra de obstipação. No entanto, se continuar a sofrer de obstipação consulte o seu médico para que o possa ajudar.

Alimentos com fibras
Com o ritmo frenético das nossas vidas, muitas das vezes, descuramos a nossa alimentação, nomeadamente o tipo de alimentos ingeridos. Na maior parte das vezes as fibras não estão presentes na sua composição. Se seguir algumas indicações úteis na sua alimentação pode colmatar essa falha:- O pequeno-almoço é uma das refeições mais importantes do dia. Porque não incluir no seu uma taça de cereais ricos em fibras?
- Opte por variantes integrais de cereais quer sejam massas, arroz ou pão.
- Sempre que possível, ao longo do dia coma alguns frutos secos.
- Opte por incluir vegetais na sua alimentação diária pois estes têm alto teor de fibra. Mesmo que os cozinhe (cozendo ou fritando) esta propriedade mantêm-se.
- A fruta, para além de ser benéfica para a nossa saúde, revela-se como uma elevada fonte de fibras quando passível de ser consumida com a sua casca.
- As leguminosas (grão, feijão, ervilhas) devem também fazer parte das suas receitas culinárias.
A água é uma ótima forma de prevenir a obstipação
A obstipação pode surgir em qualquer altura do ano e em épocas de férias tenha em conta que por vezes, devido a alterações quer de horários, quer de hábitos alimentares pode surgir a tendência para obstipação. E não se esqueça de beber água! Previna-se tentando sempre manter as suas refeições regulares, comendo fruta e vegetais em maior quantidade e caso estes conselhos não resultem, recorra apenas em último caso, a laxantes.
O tratamento da obstipação é sintomático
A maioria dos tratamentos consiste em terapias com fibras e laxantes. Contudo, enquanto a terapia com as fibras tem efeitos conhecidos ao nível da melhoria na defecação, os laxantes ainda não demonstraram ser a melhor solução. O tratamento deve ser gradual e incidir em conselhos para o estilo de vida e alimentação saudável, rica em fibras e com muita água. Caso seja mesmo necessário a utilização de laxantes, estes devem ser interrompidos assim que possível.
Mas, sem orientação é natural que se sinta perdido e sinta dificuldade em saber se já consumiu a quantidade diária de fibra necessária ao bom funcionamento do seu organismo. Mostramos-lhe assim uma tabela com as quantidades de fibras que os alimentos contêm.
Para tratar da obstipação poderá começar a fazer exercício físico e ter uma boa alimentação que contenha uma boa percentagem de fibras. Ao implementar este ritual ao seu dia a dia, vai ver que deixará de sofrer de obstipação.

Conteúdo revisto
pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
Downloads
Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis: