Rosácea, quando a vermelhidão ataca

Cirurgia Plástica e Estética
Última atualização: 12/04/2023
  • A rosácea é uma inflamação da pele que se manifesta com focos de vermelhidão no rosto, espessamento da pele e, por vezes, surgimento de pústulas.
  • Como é uma condição muito visível, a rosácea pode levar à diminuição da autoestima e ao isolamento social.
  • As causas da rosácea permanecem desconhecidas, mas sabe-se que existem alguns fatores que tornam algumas pessoas mais suscetíveis.
  • Felizmente, existe uma variedade de medicamentos que podem ser usados para tratar os seus sintomas, além de serem aconselhados cuidados no dia a dia ao nível da higiene do rosto e do estilo de vida.

A rosácea, também conhecida por couperose, é uma inflamação da pele que se caracteriza por vermelhidão e derrames no rosto. É importante ficar a par dos cuidados necessários, bem como dos fatores que aumentam o risco de vir a ter este problema.

O que é a rosácea?

A rosácea é uma inflamação da pele que atinge mais as mulheres do que o sexo masculino, é mais frequente entre os 30 e os 50 anos, e que manifesta-se através de focos de vermelhidão que podem afetar várias zonas do rosto (testa, bochechas, nariz e queixo). A vermelhidão deve-se ao facto de os vasos capilares ficarem fechados à superfície da pele e as paredes capilares expandirem-se, o que leva a que fiquem muito visíveis e tornem a pele avermelhada.

A inflamação pode incluir várias fases, de acordo com a intensidade. Numa fase inicial, a pele fica rosada. Gradualmente, a pele torna-se avermelhada, causando comichão, picadas, sensação de calor e de pele repuxada. Numa fase mais avançada, a pele fica mais espessa e podem surgir pústulas (borbulhas) com pus no interior. As manchas, que na fase inicial se concentram nas zonas referidas acima, podem chegar a atingir os olhos e, até, o pescoço, zona do decote, peito e costas. É ainda possível o surgimento de rinofima, termo que designa o engrossar e aumento de tamanho do nariz devido ao excesso de tecido. Esta condição é menos comum, mas pode levar a desfiguração facial e fluxo aéreo nasal inadequado se for grave.

Rosácea diminui autoestima e autoconfiança

Por ser muito visível, a rosácea é motivo de constrangimento e pode levar ao isolamento social. De acordo com estudos realizados pela National Rosacea Society (NRS), quase 90% dos pacientes com rosácea disseram que essa condição diminuiu a sua autoconfiança e autoestima, e 41% relataram que a situação os levou a evitar o contato público ou cancelar compromissos sociais. Entre aqueles com rosácea grave, quase 88% afirmaram que o distúrbio afetou negativamente as suas interações profissionais e quase 51% referiram que até faltaram ao trabalho por causa da sua condição. A boa notícia é que mais de 70% relataram que o tratamento médico melhorou o seu bem-estar emocional e social.

Embora a causa da rosácea seja desconhecida e não haja cura, o conhecimento dos seus sinais e sintomas avançou de tal forma que atualmente estes podem ser controlados de forma eficaz com fármacos e mudanças no estilo de vida. 

Por isso, é muito importante consultar um especialista em dermatologia (se possível, na fase inicial da doença) para diagnóstico e tratamento apropriado – antes que o distúrbio se torne cada vez mais grave e intrusivo na vida diária.

Causas e fatores de risco

Embora a causa da rosácea permaneça desconhecida, os investigadores já identificaram os principais elementos do processo da doença que podem levar a avanços significativos no seu tratamento. Segundo a National Rosacea Society, estudos recentes mostraram que a vermelhidão facial é provavelmente “o início de um continuum inflamatório iniciado por uma combinação de desregulação neurovascular e do sistema imunológico inato”.

O papel do sistema imunológico inato na rosácea tem sido o foco de pesquisas inovadoras financiados pela NRS, incluindo a descoberta de irregularidades dos principais componentes microbiológicos conhecidos como catelicidinas. Investigações mais recentes demonstraram agora que “um aumento acentuado de mastócitos, células produzidas na medula óssea e que participam do sistema imunológico, atuando contra infeções, é um elo comum em todas as principais apresentações deste distúrbio”.

Além dos fatores neurovasculares e do sistema imunológico, a presença de um ácaro microscópico denominado Demodex folliculorum tem sido considerada um potencial contribuinte para a rosácea. Este ácaro é um habitante normal da pele humana, mas descobriu-se que é substancialmente mais abundante na pele facial de pacientes com rosácea. Foi também descoberto que duas variantes genéticas do genoma humano podem estar associadas a esta condição.

Por fim, sabe-se que existem alguns fatores que tornam algumas pessoas mais suscetíveis de vir a sofrer deste problema:

  • Ter entre 30 e 50 anos.
  • Ter pele clara, que é mais frágil e com menos mecanismos de defesa do que uma pele morena.
  • Ter anomalias vasculares que resultam num aumento dos vasos sanguíneos.
  • Exposição a ambientes quentes.
  • Exposição a ambientes frios e/ou com vento.
  • Mudanças bruscas de temperatura.
  • Consumo de bebidas muito quentes ou muito frias.
  • Consumo de bebidas alcoólicas.
  • Ingestão de refeições muito condimentadas.
  • Alterações emocionais.
  • Toma de fármacos vasodilatadores (usados para normalizar os valores da tensão arterial).

Como é tratada a rosácea?

Como os sinais e sintomas da rosácea variam de um paciente para o outro, o tratamento deve ser adaptado a cada caso individual.

Existe uma variedade de medicamentos orais e tópicos que podem ser usados para tratar os vários sinais e sintomas associados ao distúrbio. Pode ser prescrito um tratamento específico para controlar a vermelhidão. Já quando existem pústulas é geralmente realizado um tratamento inicial com terapia oral e tópica para controlar a condição de uma forma mais rápida, seguido pelo uso a longo prazo de uma terapia anti-inflamatória isolada para manter a remissão.

Quando apropriado, lasers, fontes de luz intensa pulsada ou outros dispositivos médicos e cirúrgicos são utilizados para remover vasos sanguíneos visíveis ou corrigir a desfiguração do nariz. A rosácea ocular pode ser tratada com medicamentos anti-inflamatórios e outras terapias.

Cuidados a ter no dia a dia

Para conseguir manter uma pele bonita, quem sofre de rosácea deve ter cuidados redobrados ao nível da higiene do rosto e do estilo de vida, entre os quais:

  • Utilizar sempre cosméticos adequados para pele com rosácea e que contenham vitamina B (que defende a pele de irritações externas) e vitamina C (que fortalece as paredes dos vasos capilares).
  • Não sair de casa sem aplicar protetor solar, mesmo durante o inverno.
  • Fazer uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes.
  • Evitar bebidas alcoólicas e com cafeína.
  • Evitar a ingestão de comida muito condimentada.
  • Não fumar.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados