Salmão com batatinhas

Nutrição e Fitness
Última atualização: 15/12/2022
  • Salmão com batatas – uma refeição simples e saudável – veja como preparar aqui!
  • Sabia que o salmão é rico em ácidos gordos da família ómega-3, importantes para a saúde cardíaca?
  • A batata é um ingrediente muito usado nas casas portuguesas, e que também é uma boa fonte de potássio e vitamina C.

O salmão é uma fonte rica em ácidos gordos essenciais da família ómega-3, potássio e vitaminas. Adicione mais uma receita de salmão fácil de preparar e ao mesmo tempo saudável à sua alimentação.

Salmão com batatinhas

Ingredientes | 4 pessoas

250 g folhas de espinafre

800 g batatas pequenas

500 g salmão sem pele e espinhas

1 colher de sopa de vinagre

3 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de sumo de limão

1 colher de chá de mostarda

2 colheres de sopa de endro picado

Açúcar q.b.

Sal q.b.

Pimenta moída q.b.

Preparação | 60 minutos

> Lave e seque as folhas de espinafre. Lave as batatas e coza durante cerca de 25 minutos em água com sal até ficarem macias. Escorra, deixe arrefecer e corte as batatas ao meio ou em 3.

> Junte o vinagre, o azeite, 1 colher de sumo de limão, sal, pimenta e a mostarda. Mexa bem.

> Adicione açúcar a gosto e regue as batatas com o preparado anterior.

> Tempere o salmão com sal e pimenta e salteie ou frite ligeiramente em azeite de ambos os lados. Regue com o restante sumo de limão e corte em pedaços.

> Adicione os espinafres e o endro e misture tudo.

Salmão: um peixe versátil e nutritivo

Salmão é o nome que engloba várias espécies de peixes da família Salmonidae. Existem vários tipos de salmão que são comercialmente relevantes, mas todos oferecem uma série de benefícios e têm as mesmas características (alto teor de gordura e uma textura e sabor especial). A cor rosa do salmão é causada por carotenoides, principalmente astaxantina, mas também cantaxantina, que são encontrados na carne do peixe como resultado de sua dieta. Na verdade, o salmão criado em aquicultura tem uma cor acinzentada, pois não tem a mesma alimentação que o salmão selvagem.

O salmão é um dos peixes mais populares devido ao seu valor nutricional e gosto. É uma das escolhas principais das pessoas que tentam fazer uma alimentação equilibrada, ao fugir da fast-food e da carne vermelha. O seu alto teor proteico e a sua ausência de hidratos de carbono é crucial para ganhar e manter massa muscular.

Os ácidos gordos da família ómega-3 são ácidos gordos polinsaturados importantes para incluir na nossa dieta, já que os não conseguimos produzir. De acordo com o site de Nutrição do Ministério da Saúde, o salmão é rico nestes ácidos gordos, que trazem vários benefícios para a saúde do coração – diminuem o risco de tromboses e arritmias, atrasam o processo de formação de placas de aterosclerose, reduzem os níveis de triglicerídeos, baixam a tensão arterial e reduzem a resposta inflamatória. A sua deficiência está associada ao risco aumentado de doenças cardíacas, alterações neurológicas, declínio cognitivo, dificuldades de aprendizagens, entre outros.

O salmão é das únicas fontes na nossa alimentação onde podemos encontrar vitamina D, que é primeiramente sintetizada na nossa pele com a ajuda da radiação solar que converte a substância química precursora em vitamina D. A função mais associada a esta vitamina é a promoção de absorção de cálcio no intestino de modo a manter os níveis normais no sangue – prevenindo doenças ósseas como a osteoporose, raquitismo em crianças e osteomalacia nos adultos. Adicionalmente, ajuda no normal funcionamento do sistema imunitário e do processo de divisão celular.

As propriedades biológicas da astaxantina, o carotenoide que dá a cor rosada ao salmão, já foram extensamente investigadas. Um estudo de revisão reportou que a astaxantina tem efeitos potenciais numa série de doenças, incluindo cancro, obesidade, e doenças do foro cardiovascular, gastrointestinal, entre outras.

A batata sempre presente 

A batata é provavelmente um dos vegetais mais comuns nas casas portuguesas. São maioritariamente um acompanhamento, mas também podem fazer parte de um prato principal, como por exemplo, num empadão.

Por vezes, a batata é posta em último lugar por pessoas em dieta ou mais rígidas na sua alimentação. No entanto, este vegetal é uma fonte de vários nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Para além de serem super versáteis e saciantes!

É uma boa fonte de fibra, contribuindo, assim, para uma boa saúde intestinal. Uma batata com pele contém mais potássio do que uma banana e doses significativas de vitamina C e B6.

Neste acompanhamento que por si só tem um ótimo valor nutricional, temos de ter atenção aos toppings que podemos adicionar (queijo, bacon, etc.). Adicionalmente, evitar comer batatas fritas.

Esta receita de salmão com batatas é uma maneira perfeita para preparar uma refeição rápida e simples cheia de nutrientes importantes para o funcionamento normal do organismo. Continua a ser importante manter uma alimentação equilibrada e diversa, por isso, não se prive de alimentos que o façam feliz!

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados