Usos e benefícios dos óleos essenciais

Quotidiano
Última atualização: 20/07/2022
  • Os óleos essenciais são concentrações elevadas de componentes de plantas que têm propriedades medicinais, tais como ajudar a relaxar, melhorar a digestão ou o aspeto da pele.
  • Estes são aplicados na sua maioria externamente através de massagens, banhos aromáticos ou de imersão de pés, inalação ou gargarejos.
  • Apesar das suas qualidades terapêuticas há precauções a ter em conta, como evitar a exposição solar após a aplicação, não fazer uso indiscriminado e não usar o óleo essencial puro, nem em mulheres grávidas.
óleos essenciais

Muito usados nas áreas de farmacêutica, terapêutica e cosmética podem auxiliar na prevenção e no combate de sintomas de algumas doenças, ajudar a melhorar a digestão e o apetite, além de que estimulam o sistema nervoso e a energia.

Os óleos essenciais são obtidos de uma planta ou partes por destilação ou por um processo mecânico apropriado sem aquecimento. Porém, tecnicamente, não são óleos, porque não contêm ácidos gordos, mas concentrações elevadas dos componentes das plantas.

A prática da utilização de plantas aromáticas e medicinais com efeitos terapêuticos existe desde há milhares de anos, em várias culturas. A aromaterapia é a forma de tratamento incluída no grupo das medicinas alternativas reconhecidas pela OMS, que recorre os óleos essenciais (de origem vegetal) para tratar problemas físicos e emocionais. Estes podem ser extraídos de várias partes da planta como: da raiz, da flor, das sementes ou das folhas, sendo usados em concentrações elevadas e posteriormente diluídos num óleo vegetal base, para serem aplicados. Os óleos essenciais podem, por exemplo, ajudar a relaxar e dormir, a melhorar a digestão, o aspeto da pele, o humor, além de reduzirem náuseas, dores de cabeça e o estado de inflamação no corpo.

Como se aplicam?

Os óleos essenciais são aplicados maioritariamente por via externa, sob a forma de massagens, banhos aromáticos ou por inalação. Os seus efeitos no organismo são possíveis graças à sua lipossolubilidade, que permite a entrada na corrente sanguínea por via transcutânea, que por sua vez estimula partes do cérebro, como a amígdala, ligada à parte emocional e de memória.

Massagem - Permite uma absorção do óleo essencial ao nível dos poros e estimula a corrente sanguínea. Aconselhada no alívio da tensão muscular e na eliminação de toxinas. Neste método os óleos essenciais são diluídos num óleo vegetal, também conhecido por óleo transportador. Nunca se deve aplicar o óleo essencial puro sobre a pele - usar, no máximo, 10 gotas de óleo essencial por cada 100 ml de óleo base, como o óleo de sésamo ou o óleo de amêndoas doces.

Banho aromático - Útil no tratamento de dores musculares, estados depressivos ou de stress, insónias, problemas das vias respiratórias e da pele, entre outros.

Inalação - O olfato está na base de muitas ações recebidas pelo organismo. A psicoaromaterapia (um ramo da psicologia) estuda a influência dos odores na mente, explicando muitos dos efeitos obtidos com a administração dos óleos essenciais por esta via. Em difusores e purificadores de ar, empregar 7 gotas por cada 500 ml de água.

Banho de imersão de pés (escalda-pés) - Útil nos casos de insónia, congestão, dores de cabeça, gripe e resfriados, entre outros.

Gargarejos ou bochechos – Para o tratamento de úlceras na mucosa bucal, dores de garganta e outros problemas inflamatórios da orofaringe.

6 óleos essenciais que vai querer ter perto de si

Alguns óleos essenciais são muito conhecidos pelas propriedades medicinais: o óleo de cravo-da-Índia é um analgésico muito poderoso e a lavanda serve como antisséptico. Conheça outros óleos essenciais que deve ter.

Árvore do chá: o óleo essencial de árvore do chá, também conhecido por tea-tree, é reconhecido pela comunidade científica internacional pelas suas propriedades antisséticas, antivirais, fúngicas, bactericidas, germicidas e cicatrizantes. Usado em difusores para aromaterapia contribui para o alívio das vias respiratórias.

Lavanda: os seus extratos sob a forma de óleos essenciais são reconhecidos pelas suas propriedades antissépticas, analgésicas, cicatrizantes, anti-inflamatórias, anti-parasíticas. Sabia que o aroma da lavanda pode reduzir os níveis das hormonas do stress no sangue?

Calêndula: o seu óleo essencial, ideal para a pele sensível, é usado para reduzir a aparência de cicatrizes da acne. Diluído na água do banho trata a pele com psoríase. Um estudo recente comprovou os seus efeitos na proteção da pele contra os efeitos da radiação ultravioleta emitida pelo sol.

Camomila: vários estudos referem que a camomila é útil no tratamento de várias doenças do foro digestivo (inflamação da mucosa gástrica, digestões lentas e flatulência), do aparelho respiratório, do sistema nervoso central (pela ação sedativa e relaxante) e em problemas cutâneos (inflamação da pele e protetor do tecido cutâneo).

Hortelã-pimenta: O seu óleo essencial é ideal para quem sofre da síndrome do intestino irritável, caracterizado por dores abdominais e dispepsia. Funciona também como auxiliar da digestão ao diluir algumas gotas em água.

Olíbano Frankincense: o óleo Essencial de Frankincense (Boswellia Carterii), também conhecido por olíbano ou incenso, e reconhecido pelo seu valor antisséptico, adstringente, carminativo, cicatrizante, digestivo, diurético, emenagogo, expetorante, sedativo e tónico. Tem sido muito estudado na prevenção do cancro da pele

Precauções a ter na utilização de óleos essenciais

O cuidado a ter com os óleos essenciais deriva do seu elevado grau de pureza.

- Nunca aplique um óleo essencial puro sobre a pele pois pode provocar irritações severas ou alergias graves.

- Evite a exposição solar (sobretudo com óleos derivados de citrinos), depois de aplicar um óleo essencial (na sua forma diluída)

- O uso de óleos essenciais de forma indiscriminada e sem acompanhamento de um especialista pode levar a hepatotoxicidade. Da mesma forma, a ingestão de óleos essenciais carece sempre de aconselhamento médico.

- Não se devem usar óleos essenciais em animais uma vez que há registos de toxicidade hepática e dérmica, sobretudo em gatos.

- A aplicação de óleos essenciais deverá ser sempre feita através de um óleo de base, neutro. São exemplos, o óleo de sésamo, o óleo de amêndoas doces, o óleo de girassol e o óleo de semente de uva.

- Não devem ser usados por mulheres grávidas (a ingestão de quantidades tão diminutas como 0,5 ml de alguns óleos pode induzir aborto) e pessoas que reportem episódios de epilepsia.

- Os óleos essenciais são inflamáveis. Em condições de utilização (exemplo produção de sabonetes, utilização em SPA ou zonas similares), nunca aproximar de fontes de calor e/ou fontes incandescentes.

- Para adquirir óleos essenciais é importante ler as informações do rótulo sobre o método de cultivo e extração, da pureza e de outros ingredientes que o frasco possa conter. Além disso, recomenda-se óleos essenciais de empresas com boa reputação na área da aromoterapia e as quais façam uso de frascos de vidro escuro, por exemplo castanho-escuro ou azul, que ajudam a proteger a qualidade dos óleos essenciais.

Além dos benefícios físicos e emocionais quando utilizados na aromaterapia, os óleos essenciais também possuem aplicações medicinais excecionais. Possuem uma ampla gama de propriedades curativas como estimular a regeneração celular, aliviar as dores e equilibrar as disfunções emocionais. Os óleos essenciais são poderosos aliados no encontro de uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados