A Brotoeja (nome popular de Miliária) é uma erupção cutânea relacionada com o calor, resultante da obstrução dos ductos das glândulas sudoríparas endócrinas e consequente retenção do suor (mecanismo de regulação da temperatura corpórea), que afeta sobretudo os bebés e crianças pequenas.

Quando esta condição acontece, o bebé não transpira, ficando o suor retido na pele e formando pequenas protuberâncias vermelhas ou bolhas.

A brotoeja é mais frequente em climas quentes e húmidos, podendo igualmente acontecer em quadros de febre alta, sendo mais usual em crianças pequenas.

Carateriza-se por uma alteração da cor ou textura da pele, podendo ser plana, irregular, escamosa, vermelha ou ligeiramente mais clara ou mais escura do que a cor da pele.

Braço de um paciente com brotoeja.

O diagnóstico da brotoeja é clínico. Na maioria dos casos, a brotoeja passa sem ser necessário tratamento. Contudo, por vezes é necessário recorrer a medicamentos de uso tópico.

Ripos de manifestação da brotoeja

Existem dois tipos de manifestação da brotoeja:

  • Miliária cristalina.
  • Miliária rubra. 

Causas da Brotoeja

  • A dermatite das fraldas (erupção na área da fralda) é uma irritação de pele causada pela humidade prolongada e pelo contacto da urina e fezes com a pele.
  • A dermatite das fraldas fúngica é causada por um tipo de fungo chamado cândida que também provoca lesões na boca (lesões muito vermelhas e geralmente há pequenas protuberâncias vermelhas nos bordos externos da erupção).
  • O eritema tóxico pode provocar manchas vermelhas planas (geralmente com uma protuberância branca no meio) que aparecem muito frequentemente. Esta brotoeja aparece 5 dias após o nascimento, desaparecendo normalmente 7 a 14 dias depois.
  • A acne infantil – provocado pela exposição do bebé às hormonas maternas – revela-se como protuberâncias vermelhas, por vezes com pontos brancos no centro, que se encontram no rosto e testa do recém-nascido. Ocorre entre a 2.ª e 4.ª semanas de idade, mas pode aparecer até 4 meses após o nascimento e durar 12-18 meses.
  • Crosta láctea (dermatite seborreica) provoca a formação de placas gordurosas, escamosas e ásperas no couro cabeludo, que surgem nos primeiros 3 meses do bebé.
  • Urticária – rugosidades vermelhas que surgem pelo corpo, parecendo mudar de lugar. Pode durar semanas. A causa é incerta.
  • Eczema – doença da pele caracterizada por áreas secas, escamosas, vermelhas (ou mais escuras que a cor da pele normal) e que provocam prurido. Quando esta permanece por um longo período, as áreas tornam-se espessas. Muitas vezes, o eczema está associado a asma e alergias, embora possa frequentemente ocorrer sem nenhuma dessas doenças.

Sintomas da Brotoeja

Miliária cristalina:

  • Tem início súbito e declara-se através de vesículas diminutas, de conteúdo claro.
  • Atinge grandes áreas do corpo.
  • Abrange preferencialmente as pregas de flexão, cabeça e pescoço. Os recém-nascidos são atingidos com maior frequência devido à fraca imunidade e tendência para os abrigar do frio vestindo-os em demasia ou expondo-os a ambientes muito quentes.
  • Não apresenta sintomas sistémicos, como reação inflamatória local.

Miliária rubra (sudâmina):

  • Consiste numa erupção mais profunda, caracterizada por pápulas (lesão sólida, elevada com diâmetro menor de 1 cm) e vesículas muito pequenas - eritematosas (rubra) – que podem produzir prurido.
  • Atinge as áreas de flexão, como pescoço, axilas, virilhas tendo a fricção um papel importante na patogenia.
  • A pele adjacente pode apresentar-se com erosão e com maceração. A obstrução dos ductos sudoríparos desempenha um papel importante no desenvolvimento das lesões.
  • A repetição dos episódios pode levar à miliária crónica.
     

Tratamento e diagnóstico da Brotoeja

O diagnóstico da brotoeja é clínico. Na maioria dos casos, a brotoeja passa sem ser necessário tratamento. Contudo, por vezes é necessário recorrer a medicamentos de uso tópico.

Em casos em que as erupções se desenvolveram em feridas abertas, o médico pode receitar tratamento mais agressivo.

Deve evitar-se vestir o bebé excessivamente ou expô-lo a ambientes muito quentes. Além disso, a pele do bebé deve ser sempre cuidadosamente limpa.

Artigo revisto e validado pelo especialista em Medicina Geral e Familiar José Ramos Osório.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados