O varicocelo consiste numa dilatação anormal das veias situadas no cordão espermático que sustenta os testículos. O varicocelo forma-se quando as válvulas dentro das veias do canal espermático impedem o sangue de fluir, fazendo com que este estanque, dando origem a edema. Isto leva a um aumento da temperatura local e diminuição da produção de espermatozoides.

A patologia tem, normalmente, um desenvolvimento lento, sendo mais frequente entre os 15 e os 25 anos de idade. O aparecimento súbito em homens mais velhos pode indiciar um problema renal ou um problema testicular mais grave.

Por razões anatómicas, o varicocelo tende a afetar o testículo esquerdo (a veia espermática esquerda desemboca perpendicularmente na veia renal esquerda, que provoca um aumento de pressão com a consequente insuficiência venosa e dilatação da veia espermática). 

Varicocelo Imagem de varicocelo no escroto (identificado a vermelho).

Apesar de, na generalidade dos casos, o varicocelo não deixar sequelas, 15% dos homens afetados apresentam problemas de fertilidade.

Causas de Varicocelo

O varicocelo forma-se quando as válvulas (situadas no interior das veias) do cordão espermático impedem que o sangue flua adequadamente (fazendo com que retroceda), provocando edema e alargamento das veias. O processo do varicocelo é o mesmo que ocorre na formação das veias varicosas (ou varizes) que acometem normalmente as pernas.

Sintomas de Varicocelo

  • Dor e inflamação no(s) testículo(s).
  • Sensação de peso no(s) testículo(s).
  • Varizes escrotais visíveis ou palpáveis.

Tratamento de Varicocelo

O diagnóstico é realizado mediante observação clínica e Eco doppler (ecografia vascular).

Os sintomas podem ser aliviados através do uso de um suporte escrotal (suspensório escrotal).

Caso os sintomas permaneçam, poderá ser necessário recorrer a uma varicocelectomia. Uma cirurgia que consiste na extirpação total ou parcial das veias dilatadas, uma embolização venosa.

Os riscos associados a este procedimento, incluem:

  • Testículo atrófico.
  • Formação de coágulos sanguíneos.
  • Infeção.
  • Lesão no tecido escrotal ou nos vasos sanguíneos vizinhos.

Artigo revisto e validado por José Ramos Osório, especialista em Medicina Geral e Familiar.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados