6 alimentos importantes para a saúde masculina

Apesar de anatomicamente semelhantes, os homens e as mulheres têm características e necessidades totalmente diferentes. Vivem em média seis anos a menos do que as mulheres.


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A prevenção é a palavra ordem quando falamos do universo masculino. A pensar neles, criamos uma lista de seis alimentos importantes para ajudar os homens no seu dia-a-dia.

Começamos pelos músculos. Com o passar dos anos, estes sofrem um desgaste natural. Os homens tendem a perder três quilos de músculos entre os 25 e os 50 anos. A partir dos 50, começa a perder 1% de seu peso em músculo todos os anos. Para evitar essa degeneração, a prática de exercícios físicos, aliada a uma alimentação equilibrada, composta por hidratos de carbono e proteínas, é fundamental. 

Abacate

O abacate é rico em nutrientes muito importantes para o organismo como cálcio, potássio, vitamina C, fósforo, magnésio, lipídios, ferro, cobre, zinco, vitamina E e A. Por isso, o consumo do abacate é fundamental para uma vida saudável.” Além de ser um fruto diferente, é gordura vegetal de boa qualidade e é energético, ótimo para a saúde cardiovascular”, refere a nutricionista Lillian Barros. Normalmente, os homens têm uma maior probabilidade em desenvolver problemas cardíacos e de tensão alta. Como têm mais músculos que as mulheres, os homens precisam mais de alimentos energéticos para ganhar mais energia. “O abacate tem assim um efeito preventivo”, acrescenta a nutricionista.

Ovo

Durante anos, dizia-se que só devíamos comer três ovos por semana. Com o passar do tempo e com novos estudos, mostraram que não é bem assim. “Não há limites de quantidade. É um excelente alimento e que pode ser usado de diferentes formas”, afirma Lillian Barros. A clara é uma proteína pura, com alto valor biológico e tem todos aminoácidos essenciais. “E os homens precisam de proteína por causa dos músculos”, acrescenta a especialista. Além da clara, a gema tem ainda um papel importante. É uma gordura de boa qualidade que também deve ser consumida. “Pode ser usado o ovo inteiro como snack, como ingredientes numas panquecas ou batidos ou até mesmo como prato principal numa omelete”, sugere a nutricionista.

Tomate

É outro dos alimentos importantes na saúde masculina e um forte aliado no cancro da próstata, tumor mais frequente nos homens e a segunda causa de morte por cancro. Em Portugal surgem 4000 novos casos anuais de cancro da próstata. O tomate, que na verdade é uma fruta, é rico em licopeno e antioxidante. Segundo um estudo da Universidade de Harvard, o consumo de tomate diminui 35% o risco de desenvolver cancro da próstata. “Tem mais valor nutricional se for usado no refogado, como molho ou até mesmo na sopa”, exemplifica Lillian Barros.

Água

É dos alimentos mais importantes para o ser humano, independente do sexo. “Mas tão desvalorizado pelo sexo masculino. Chegam às consultas, sabem tudo, mas esquecem-se do mais importante: a hidratação”, refere a especialista em nutrição. Biologicamente o homem precisa de mais água porque tem mais músculo. “Por isso, os homens devem consumir mais que as mulheres. A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo”, diz.

Nozes

Possuem gorduras de qualidade, algumas vitaminas e minerais, mas o que mais se destaca é o selénio. “Ponto de vista nutricional, é um forte aliado na prevenção de doenças crónicas e cardiovasculares, no controlo da tensão arterial e ajuda o sistema imunitário”, refere a especialista. As nozes são compostas também por fitoesteróis. Quando chegam ao intestino reduzem a absorção do colesterol. A ingestão de 2,5 a 3 gramas por dia pode reduzir o nível de gordura no sangue em cerca de 15%, mas seu consumo deve ser diário para garantir os resultados.

Aveia

É um dos alimentos mais ricos em fibras. 10% do seu peso é fibra e o seu consumo favorece o trânsito intestinal.  “É o alimento na moda, além de ser barato”, começa por explicar a nutricionista. Para a especialista, é um importante aliado em casos em que se deixa o ginásio para segundo plano, acumulando gordura abdominal em excesso, um dos principais fatores para problemas cardiovasculares. “O consumo de aveia ajuda a baixar o peso porque sacia bastante, ao mesmo tempo que ajuda a baixar o colesterol”, explica Lillian Barros.

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