Boa forma no masculino

Estar em forma é essencial para viver bem, manter a forma, lidar melhor com o stress, entre tantas outras vantagens. Damos-lhe conselhos para conquistar o melhor de si em todos os aspetos da vida: emoções, corpo, saúde e muito mais.


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8 razões para praticar exercício físico

  1. Homens ativos fisicamente têm uma vida mais saudável e longa – a ciência comprova-o. O exercício ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, diabetes e outras patologias.
  2. O exercício físico ajuda a contrariar a subida dos níveis de mau colesterol – LDL (que, nos homens, tende a aumentar com a idade) e faz aumentar o bom colesterol – HDL.
  3. De acordo com estudos científicos, pessoas ativas sentem entusiasmo mais vezes do que as sedentárias.
  4. A atividade física promove a perda de peso e ajuda a mantê-lo.
  5. O exercício potencia os níveis de energia e aumenta a resistência física.
  6. A capacidade de concentração é melhorada pela prática de uma atividade física e, consequentemente, a produtividade aumenta.
  7. Proporciona maior capacidade de lidar com o stress.
  8. A prática de exercício físico fortalece os ossos, reduzindo o risco de fraturas.

Controle o stress 

Se sentir que fica irritado muito frequentemente, pare um minuto. Manter baixos os níveis de stress é uma medida protetora contra a depressão. Procure relaxar e pratique exercício físico diariamente, pois este ajuda a libertar a (má) energia e leva à produção de endorfinas, hormonas associadas à sensação de bem-estar.


Melhore a sua alimentação…fuja das tentações!

  • Escolha o que lhe faz bem: Os alimentos processados são ricos em açúcar, sal, gorduras e calorias. Prefira fruta, vegetais e legumes, cereais integrais, peixe e carne sem peles e gordura.
  • Complemente: Se acha que a sua dieta não consegue fornecer-lhe todos os nutrientes, pode recorrer a um suplemento multivitamínico diário. Mas deve continuar a procurar obter vitaminas e minerais das suas fontes naturais: os alimentos!

Hormonas e idade

No sexo masculino, a menor produção hormonal com o avançar da idade e a andropausa (nomeadamente no que toca aos níveis de testosterona) é subtil e gradual. Estas mudanças, apesar de naturais, podem traduzir-se numa diminuição de energia e do desejo ou alterações na função sexual. Se as alterações forem perturbadoras procure um especialista.


Respire fundo

Respirar profundamente ajuda a relaxar e a oxigenar o organismo. Habitue-se a usar todo o volume da sua caixa torácica: pelo menos 3 vezes por dia, encha os pulmões de ar. Sem fazer pausa, expire demorando o dobro do tempo. Repita cinco vezes.


Hidrate-se!

O organismo dos homens necessita de mais líquidos, diariamente, do que o das mulheres. A quantidade ideal ronda o 1,5 a 2l por dia. Beba água, tisanas, chá ou sumos de fruta.

Investigadores japoneses defendem que o consumo regular de chá verde, ao longo da vida, irá ajudar-nos a manter a agilidade e autonomia quando formos idosos.


Aposte nas escadas

Use o elevador apenas esporadicamente e habitue-se a usar as escadas. Comece por subir três andares e, a cada semana, aumente mais um. Quer mais um incentivo? Ao subir cinco andares pode queimar 100 calorias.


Tome o pequeno-almoço

Uma taça com cereais, leite e fruta, demora menos de 5 minutos a preparar. O pequeno-almoço é das refeições mais importantes do nosso dia, a única capaz de reequilibrar o nosso organismo após uma noite de sono e de jejum. Não é por acaso que as pessoas que tomam o pequeno-almoço ingerem, diariamente, mais nutrientes essenciais necessários e tendem a ter um peso mais adequado do que as que omitem esta refeição.


Mente saudável

Uma pesquisa norueguesa verificou que os homens adeptos de atividades culturais eram mais propensos a afirmar que estavam de boa saúde e que se sentiam felizes e satisfeitos com a vida que tinham, em comparação com os homens que não faziam programas culturais. O envolvimento em atividades ligadas ao desporto e a religião também contribuía para aumentar o nível de satisfação pessoal.


Saiba mais…

  • Prefira o exercício do tipo aeróbico, que inclui caminhar, andar de bicicleta, nadar, jogar ténis ou basquetebol. Estabeleça como meta 30 minutos diários. Mas atenção, se tiver excesso de peso ou não praticar uma atividade física há alguns anos, consulte primeiro o seu médico.
  • A gordura situada no abdómen e vísceras abdominais é a mais nociva para a nossa saúde, pois produz substâncias químicas que agridem o pâncreas e o aparelho circulatório e que são causadoras de níveis elevados de colesterol, hipertensão arterial e doença cardiovascular. Por isso, meça o seu perímetro abdominal. Coloque a fita métrica à volta do abdómen, sem pressionar a pele. Num homem saudável, a circunferência da cintura deve ser inferior a 95 centímetros.

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pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

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