“Como ultrapassei um distúrbio alimentar”

Quotidiano
Última atualização: 09/03/2023

A anorexia é um distúrbio alimentar que conduz à busca implacável pela magreza, podendo inclusive colocar a vida da pessoa em risco. Conheça o testemunho de uma jovem que ultrapassou este obstáculo.

Desde que me lembro, sempre gostei de comer e muitas das minhas recordações de infância prendem-se com memórias alimentares associadas a pessoas e a lugares que me eram queridos. Acho que nunca cheguei a ser uma criança obesa, mas fui sempre baixinha e gordinha e, por isso, alvo de alguns comentários tanto por parte das crianças que me rodeavam como de alguns adultos. Lembro-me em especial das aulas de ballet, da primeira à quarta classe, e da professora da “velha guarda” que insistia em “esconder-me” na última fila nos espetáculos de final de ano. Sobre um eventual futuro no conservatório, a mesma professora disse: “Com este tipo de corpo, nem vale a pena tentar”.

Já na transição da idade, fui das primeiras a ganhar formas mais femininas. Avancei para a adolescência escondendo-me atrás de roupas largas para esconder as formas. Cheguei aos 19 anos com 1,50 m de altura e 57 quilos de peso. Estava no segundo ano da faculdade e a experiência universitária estava a ser uma desilusão. Achava-me obesa e queria fazer dieta, queria muito emagrecer para ser feliz, para ter namorado e usar as roupas que as minhas amigas usavam. A minha mãe concordou e assim fiz a minha primeira dieta, acompanhada por um médico. Já não me lembro no que consistia a dieta, se era muito restritiva ou não, mas lembro-me que levei a missão de emagrecer tão a sério que de repente, e sem perceber muito bem como, estava a entrar num quadro de anorexia.

Na faculdade almoçava uma sopa e um iogurte e já não comia mais nada o resto do dia. Em casa também deixei de comer.

Cheguei a um peso mínimo de 43 quilos, tinha um ar doente, os braços cobriram-se por completo de penugem (lanugo) e durante dois anos não tive menstruação (amenorreia)

Algo se passava. A família alarmou-se. Por total desconhecimento sobre distúrbios alimentares (na altura o assunto ainda não era falado e não existia o Google para pesquisar), a minha mãe não conseguiu compreender e aceitar o que se estava a passar, mas sempre me deu apoio naquilo que podia. Sempre tive uma consciência extraordinária do que me estava a acontecer e fui eu própria a procurar ajuda especializada no Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar do Hospital de Santa Maria, onde fui seguida por um psiquiatra, uma dietista e uma endocrinologista. Não foi um processo fácil, as horas de espera no hospital eram longas e muitas vezes saía das consultas ainda mais deprimida. Lá conheci muitos jovens na mesma situação que eu e a doença foi-se desmistificando.

Entretanto, algures durante todo este processo, o que até ali era uma anorexia e uma recusa em alimentar-me evoluiu para o extremo oposto da bulimia. Ou melhor, ataques de voracidade alimentar (binging) porque nunca fui capaz de vomitar ou levar a cabo outras formas de purgação. Durante meses, a rotina repetia-se: chegava da faculdade e antes dos meus pais chegarem a casa devorava uma quantidade enorme de comida, ao longo de uma ou duas horas, escondia o lixo e fechava-me no quarto, recusava jantar, mentia. No dia seguinte ficava em jejum até à hora de chegar a casa e começar tudo outra vez. Até hoje, tenho mais memórias negativas desta fase, como tendo sido mais muito penosa do que a anterior.

Tal como os distúrbios alimentares se apoderaram de mim sem me aperceber, o tempo também acabou por “curar” a doença. Eu costumo dizer que o amor me salvou: no meio de tudo isto comecei a namorar com aquele que viria a ser meu marido e que sempre demonstrou uma compreensão incrível e prometeu amar-me, independentemente do meu peso. E assim foi, dos 43 quilos com que me conheceu até aos 73 quilos que já cheguei a pesar.

Hoje sinto-me “curada” dos distúrbios alimentares, é certo, mas se me perguntarem se tenho uma relação 100% saudável com a comida, a resposta é não

 A década dos 20 aos 30 anos foi passada em dietas ioiô (10 quilos para cima, 10 quilos para baixo), e assim continuou com as duas gravidezes, aos 30 e aos 33 anos. Hoje tenho 36 anos e ainda continuo a sonhar ser magra como as outras mulheres. Acho que tenho uma alimentação “normal”, mas em momentos de stress ansiedade, a comida ainda surge como “escape”. Eu costumo dizer que a comida é a minha nicotina, os meus cigarros. Penso muitas vezes que se pudesse voltar atrás e mudar alguma coisa, nunca teria feito aquela primeira dieta. Em alternativa tinha tentado aceitar mais o meu corpo, fazer uma alimentação saudável com o apoio de especialistas, nomeadamente um médico e nutricionista, fazer mais desporto e atividade física. Este é o conselho que deixo para todas as jovens que têm dificuldade em lidar com a sua imagem corporal.

Testemunho: Isabel Matias, 36 anos, Lisboa

Sabias que:

 

  • Os distúrbios alimentares são na realidade doenças graves e frequentemente fatais que estão associadas a perturbações graves nos comportamentos alimentares das pessoas, pensamentos e emoções relacionadas.
  • A anorexia nervosa pode ser fatal. Apresenta uma mortalidade extremamente elevada em comparação com outras perturbações mentais (National Institute of Mental Heath).

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados