Está grávida? Conheça 10 conselhos práticos

Maternidade
Última atualização: 28/12/2022

O tempo não para e na verdade só faltam alguns meses para ter o seu bebé no colo. Esta é uma nova fase, que apesar de todos os receios traz também novas descobertas. Está empenhada em fazer tudo certo, mas fazer exatamente o quê? Relaxe, siga os nossos conselhos e desfrute ao máximo cada momento da sua gravidez.

1) Não coma por dois

Apesar de ter um bebé a crescer na sua barriga não tem de comer a dobrar, nem deve fazê-lo. O importante é fazer uma alimentação variada e equilibrada e ainda fracionar as refeições. Recorde-se que deve ter certos cuidados, uma vez que os excessos poderão originar o aparecimento de diabetes gestacional, um problema que potencia o aparecimento de outros, como a hipertensão ou a necessidade de ser feito um parto por cesariana em vez de parto normal devido ao peso do bebé. Não é necessário submeter-se a uma dieta especial, basta que assegure que faz uma alimentação saudável. Deverá preferir alimentos ricos em vitaminas e minerais (por exemplo: fruta e vegetais) e evitar gorduras e açúcares. Uma dieta saudável durante a gravidez ajudará ao desenvolvimento do bebé e permitirá que mantenha a forma. É importante fracionar a alimentação. O ideal é comer de três em três horas para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. O seu médico irá também dar-lhe alguns conselhos em relação aos alimentos que deve evitar, os alimentos mais ricos para si, para o bebé e os cuidados a ter.

2) Atenção à toxoplasmose

Uma das várias análises sanguíneas que irá realizar durante a gravidez servirá para determinar se o seu organismo está ou não imune à toxoplasmose. Se não estiver imune (o que acontece a grande parte das mulheres), deverá ter especial cuidado com o consumo de frutas e vegetais crus que tenham sido extraídos da terra, tais como alfaces, tomates e morangos. Apenas deve consumir este tipo de alimentos crus se tiver certeza de que estão bem lavados e desinfetados.

3) Elimine o tabaco e as bebidas alcoólicas e evite o café

Estes são prejudiciais para o bebé e deverão ser banidos dos hábitos diários. O tabaco é prejudicial para a saúde da mãe e do bebé, podendo ter repercussões na saúde futura do bebé. O tabaco contém compostos químicos que, ao serem consumidos pela mãe, são transportados pela corrente sanguínea, passando diretamente para o bebé. O resultado:

  • Diminuição da quantidade de oxigénio para o bebé e para a mãe;
  • Aumento do batimento cardíaco do bebé;
  • Potencia o risco de aborto, parto prematuro ou baixo peso do bebé;
  • Afeta a saúde atual e futura do bebé;
  • Aumenta o risco de Síndrome de Morte Súbita (morte do bebé durante o sono sem razão aparente, sendo a principal causa de morte infantil durante o primeiro ano de vida).

As bebidas alcoólicas também devem ser abolidas durante a gravidez. De acordo com um estudo da Universidade de Manchester, o consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez pode prejudicar o desenvolvimento e crescimento da placenta. A placenta é o elemento que permite o fornecimento de nutrientes e oxigénio ao bebé, sendo essencial ao seu bem-estar.

O café é outro elemento que os médicos aconselham que seja evitado, por conter cafeína. Segundo o American College of Obstetricians and Gynecologists, uma grávida não deverá consumir mais de dois cafés por dia.

4) Beba água

A hidratação é bastante importante para a mãe e para o bebé. Durante a gestação, a grávida deve consumir mais água, de forma a compensar as perdas de líquidos, assim como responder às necessidades do organismo.

Durante o primeiro trimestre, o aumento do útero e o crescimento do bebé pressionam a bexiga, o que obriga a idas mais frequentes à casa de banho. Este comportamento vai intensificar-se nos últimos meses, em que o bebé já se encontrará em posição para nascer. No entanto, é importante estar atenta, pois se sentir ardor a urinar, é importante consultar o médico, pois pode ser um sinal de infeção urinária.

5) Informe o seu médico sobre os medicamentos que toma

Informe o seu médico sobre os medicamentos que tomava antes da gravidez (ou ainda toma), para que o especialista possa definir aqueles que deve deixar de tomar. O ideal seria não tomar nenhum fármaco durante a gravidez, uma vez que medicação poderá ser prejudicial ao desenvolvimento do bebé. Contudo, em alguns casos as consequências da ausência de medicação podem ser nocivas para a mãe e para o bebé.

6) Mantenha-se ativa

A não ser que eventuais complicações na gravidez o exijam, não há razão para se render ao sedentarismo. Bem pelo contrário. A atividade física evita que ganhe quilos a mais e ajudá-la-á a dormir melhor. Se praticava desporto antes de engravidar, continue a fazer exercício ainda que de forma mais moderada e com acompanhamento médico. É normal sentir-se mais cansada durante a gravidez, pois o crescimento do bebé requer energia extra. Contudo, deve ter em atenção que esse cansaço pode também ser um sinal de anemia, que é um problema comum durante a gravidez.

7) Durma confortavelmente

É certo que deve manter-se ativa, mas também é verdade que o repouso é essencial nesta fase da vida, pelo que é necessário que consiga encontrar o melhor equilíbrio entre o descanso e a atividade física. Algumas mulheres sentem mais sono nos primeiros meses, outras relatam a permanência deste “sintoma” até ao final, o que só demonstra que o corpo lhes está a pedir descanso. No entanto, é muito provável que nos últimos meses da gravidez já não consiga dormir tão bem, porque a barriga incomoda, as costas acusam já algum desconforto ou a bexiga a obriga a “viagens” constantes à casa de banho. Mas é importante que consiga encontrar a melhor posição para descansar durante a noite, nomeadamente com várias almofadas para maior conforto.

8) Cuidado com o stress

O trabalho, o dia a dia, ou a própria gravidez podem ser motivos de stress. Este problema deve ser controlado, pois a longo prazo podem colocar em risco a saúde da mãe e do bebé. Para evitar que o stress seja prejudicial, tente seguir os seguintes conselhos:

  • Mantenha uma rotina diária e tranquila;
  • Identifique as principais causas de stress e tente bloqueá-las;
  • Aconselhe-se com o seu médico sobre estratégias para controlar este problema, como a prática de ioga ou meditação.

9) Não se alarme com as alterações de humor

Durante a gravidez são usuais as mudanças de humor. Se por vezes as grávidas se sentem felizes com o facto de irem ser mães, outras sentem-se ansiosas e com vontade de chorar. Tudo isto é normal e pode prolongar-se durante toda a gravidez. As causas destas mudanças de humor podem ser explicadas pelas hormonas, mas também pelo próprio nervosismo provocado por todas as mudanças durante a gravidez.

10) Tenho tudo preparado!

Está quase a chegar a hora de ter o seu bebé nos braços e é importante ter tudo preparado. Com antecedência, arrume a sua mala e a do bebé, pois quando chegar a hora não haverá tempo e vai desejar ter consigo tudo o que planeou.
A gravidez é uma fase de mudança e de alegria, mas, em simultâneo, pode também ser uma fase de ansiedade perante a iminência do parto e o futuro papel de mãe. Mas não se assuste, siga os nossos conselhos e viva a sua gravidez com tranquilidade. Em caso de dúvida poderá sempre aconselhar-se com o seu médico.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados