Limpeza de pele: importante em qualquer idade

Limpeza de pele: importante em qualquer idade

A limpeza de pele é um hábito essencial para manter a pele saudável e bonita. Para além dos cuidados diários em casa, é importante complementá-los com sessões de limpezas mais profundas. Neste artigo conheça os cuidados para ter uma pele limpa e jovem.


untitled-1


Limpar a pele desde a juventude é um hábito precioso para manter uma tez saudável ao longo da vida. Conheça as várias técnicas para a limpeza de pele e os benefícios que esses tratamentos lhe podem trazer.


Limpeza de pele é …

Importante para manter as defesas da derme contra as agressões do quotidiano, como o sol, o frio, o vento ou a poluição. Em especial a partir dos 35 anos, quando a pele se torna mais frágil, o brilho começa a desaparecer, as rugas de expressão se evidenciam e já se notam os primeiros sinais de flacidez. A limpeza de pele é um gesto simples e obrigatório ao acordar e ao deitar para eliminar as impurezas, evitar a obstrução dos poros e preservar o processo de regeneração celular. Uma pele higienizada é a base perfeita para potenciar o efeito dos hidratantes e dos cremes anti-idade, além de favorecer a regeneração celular à noite e o efeito de proteção durante o dia.


Os produtos mais indicados são…

Um produto de limpeza de rosto – em leite, mousse, creme, gel ou água micelar – e um tónico, com PH neutro, são importantes para manter a derme elástica, lisa, luminosa e macia. Com um disco de algodão suave ou mesmo com a ponta dos dedos, faça movimentos ligeiros e circulares pelo rosto para espalhar o produto e eliminar as impurezas. Remova o produto com um algodão ou esponja própria humedecida em água e aplique um tónico para ajudar a fechar os poros e normalizar o PH cutâneo. A pele oleosa deverá priveligiar produtos indicados por um especialista para controlar a produção sebácea. As fórmulas de limpeza micelares são universais e adequam-se mesmo à pele sensível.


Esfoliação suave

O gesto diário de limpeza de pele deve ser pontuado, 2 ou 3 vezes por semana, por uma esfoliação suave, de acordo com o tipo de pele. O esfoliante permite remover as células mortas e afina a textura da tez, preparando-a para acionar os efeitos dos cremes hidratantes. Segundo os especialistas, as pessoas com pele acneica devem evitar este tipo de produto, uma vez que poderá irritar a pele e desequilibrar, ainda mais, a produção sebácea da pele.


Limpeza de pele mais profunda

Os rituais de limpeza em casa não dispensam, no entanto, a limpeza de pele profunda, realizada por especialistas em estética, e que promove a renovação celular da derme. A remoção de pontos negros, pontos sebáceos e cravos apenas deve ser realizada por técnicos especializados. Os especialistas aconselham uma limpeza mais profunda em cada mudança de estação ou, com o avançar de idade, com frequência mensal.

A perda do brilho, da tensão, o início da flacidez, a falta de elasticidade, as manchas na pele, as rídulas e, numa fase posterior, as rugas e os poros dilatados, são consequência da falta de cuidados e de excesso de sol, mas também de hábitos errados de limpeza e de hidratação. Se é verdade que o envelhecimento começa assim que nascemos, também é uma certeza que cada pessoa pode ter um papel ativo no aspeto que a sua pele apresenta ao longo dos anos. Não descure a limpeza da sua pele.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados