Qual a solução para a obstipação?

Nutrição e Fitness
Última atualização: 28/03/2023
  • A obstipação é uma condição muito frequente e os seus sintomas incluem a dificuldade na eliminação de fezes, fezes irregulares ou duras ou a evacuação pouco frequente.
  • A obstipação pode ser crónica se durar há mais de três meses e interferir com a vida diária.
  • Para tratar da obstipação deverá começar a praticar exercício físico e adotar uma boa alimentação que contenha uma boa percentagem de fibras.
  • Beber água é também uma ótima forma de prevenir a obstipação. Saiba ainda quanta água precisa para se manter hidratado e ajudar o seu intestino a trabalhar bem!

Optar por uma alimentação saudável, bem como pela ingestão adequada de água são medidas que constituem uma mais-valia para evitar a obstipação. No entanto, se continuar a sofrer com este desconfortável problema, deverá consultar o seu médico para que o possa ajudar.

Calcula-se que mais de 15% da população mundial sofra de obstipação, uma perturbação intestinal que é frequente e que resulta, em geral, dos maus hábitos alimentares, do ritmo de vida sedentário e ainda de alterações emocionais. Fique a saber como evitar que esta aconteça e “fique bem” com o seu intestino.

Sintomas da obstipação

Entre os principais sintomas da obstipação, que pode ser incapacitante se for crónica, encontram-se:

  • A dificuldade na eliminação de fezes, com esforço para conseguir ter movimentos intestinais;
  • Fezes irregulares ou duras;
  • A evacuação pouco frequente;
  • A persistência da sensação da vontade de evacuar, mesmo após tê-lo feito;
  • A sensação de um bloqueio no reto;
  • Necessidade de ajuda para evacuar, por exemplo, pressionar o abdómen.

 

A obstipação pode ser considerada crónica se apresentar dois ou mais destes sintomas nos últimos três meses, sabendo-se que a evacuação “normal” é feita sem muito esforço, sem dor, aproximadamente quatro vezes por semana.

Obstipação crónica

Segundo a Medical News Today, a obstipação crónica “pode ser desconfortável e mesmo interferir na vida diária” devido aos seus sintomas duradouros e incomodativos. Com efeito, é estabelecido clinicamente que existe obstipação crónica quando esta:

 

  • Dura 3 meses ou mais;
  • Interrompe a vida e o funcionamento diário;
  • Não se resolve após uma mudança na alimentação e/ou exercício;
  • Só se resolve com medicamentos.

O poder dos alimentos com fibras

A baixa ingestão de fibras é a causa mais frequente da obstipação. O ritmo de vida é muitas vezes frenético, o que condiciona na hora de escolher os alimentos que são mais “amigos” do nosso intestino.

De facto, a recomendação é que seja feito um consumo médio diário de 20 a 35 gramas de fibras. Contudo, dificilmente se ultrapassa 12 gramas por dia, como destaca a Patient. Não podemos esquecer ainda que ao baixo consumo de fibras somam-se ainda outros fatores, como: ingestão de alimentos que deixam poucos resíduos (carnes, ovos, peixes grelhados, pão branco e arroz), a ingestão de pouca água, a vida sedentária, retenção da vontade de evacuar (habitualmente por falta de tempo, falta de condições ou por vergonha) e o uso indiscriminado de laxantes.

A boa notícia é que se seguir algumas indicações úteis na sua alimentação é fácil poder colmatar a falta das fibras:

  • O pequeno-almoço é uma das refeições mais importantes do dia. Porque não incluir no seu uma taça de cereais ricos em fibras?
  • Opte por variantes integrais de cereais quer sejam massas, arroz ou pão.
  • Sempre que possível, ao longo do dia coma alguns frutos secos.
  • Opte por incluir vegetais na sua alimentação diária pois estes têm alto teor de fibra. Mesmo que os cozinhe (cozendo ou fritando) esta propriedade mantém-se.
  • A fruta, para além de ser benéfica para a nossa saúde, revela-se como uma elevada fonte de fibras e de água quando passível de ser consumida com a sua casca.
  • As leguminosas (grão, feijão, ervilhas) devem também fazer parte das suas receitas culinárias.

Beber água é uma ótima forma de prevenir a obstipação

A obstipação pode surgir em qualquer altura do ano e em épocas de férias deverá ter em conta que, por vezes, devido a alterações quer de horários, quer de hábitos alimentares pode surgir a tendência para obstipação. E não se esqueça sempre de uma regra de ouro: beber água! A ingestão de água é fundamental para manter o organismo hidratado, facilitando também o trânsito intestinal. Além disso, previna-se tentando sempre manter as suas refeições regulares, comendo fruta e vegetais em maior quantidade e, caso estes conselhos não resultem, recorra apenas em último caso, a laxantes.

De quanta água precisa?

A verdade é que todos os dias perdemos água através da respiração, da transpiração, da urina e dos movimentos intestinais. Por isso, para que o seu organismo funcione corretamente, a água deve vir em primeiro lugar no seu cardápio – seja nas bebidas, ou contida nos alimentos.

Então qual será a quantidade de água que um adulto médio e saudável que vive num clima temperado precisa? De acordo a Mayo Clinic, as Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina dos EUA recomendam que uma ingestão diária de líquidos adequada é de:

 

  • Cerca de 3,7 litros de líquidos por dia para homens;
  • Cerca de 2,7 litros de líquidos por dia para mulheres.

 

De notar que estas recomendações abrangem água, outras bebidas e a água contida nos alimentos, sabendo-se que cerca de 20% da ingestão diária de líquidos geralmente provém dos alimentos e a restante de bebidas.

O tratamento da obstipação é sintomático

A maioria dos tratamentos para a obstipação consiste em terapias com fibras e laxantes. Contudo, enquanto a terapêutica com as fibras tem efeitos conhecidos ao nível da melhoria na defecação, os laxantes ainda não demonstraram ser a melhor solução.

O tratamento deve ser gradual e incidir em conselhos para o estilo de vida e alimentação saudável, rica em fibras e sempre com muita ingestão de água. Caso seja mesmo necessário a utilização de laxantes, estes devem ser interrompidos assim que possível.

Quantidade de fibra presente nos alimentos?

Sem orientação é natural que se sinta perdido e com dificuldade em saber se já consumiu a quantidade diária de fibra necessária ao bom funcionamento do seu organismo. Mostramos-lhe, assim, uma tabela com as quantidades de fibras que os alimentos contêm.

Tabela fibras

Para tratar da obstipação poderá começar a fazer exercício físico e ter uma boa alimentação que contenha uma boa percentagem de fibras. Ao implementar este ritual ao seu dia a dia, vai ver que deixará de sofrer de obstipação.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados