Rastreios Masculinos – Quais devem estar na sua lista

Quotidiano
Saúde e Medicina
Menopausa e Andropausa
Última atualização: 09/11/2022
  • Novembro oferece uma especial atenção à saúde masculina, com o objetivo de melhorar a vida dos homens, a nível global.
  • Todas as pequenas doenças podem originar outras mais graves, quando não devidamente tratadas.
  • A população masculina tem uma maior taxa de mortalidade, devido ao conflito cultural existente entre pedir ajuda e ser homem.
benefícios da praia

Novembro oferece uma especial atenção à saúde masculina e o movimento foi mundialmente criado com o objetivo de contribuir para melhorar a vida dos homens. Pintado em tons de azul, este é o mês onde existe um maior foco na sensibilização da sua saúde e na importância dos exames, rastreios, diagnósticos e tratamentos. Portanto, não podemos ignorar o facto de o sexo masculino ser relativamente mais relutante quando se trata de procurar ajuda para os seus problemas de saúde – sejam estes físicos ou mentais.

A Fundação Movember encarrega-se de tentar mudar mentalidades e a forma como a saúde masculina é vista e, até à data, foi capaz de atingir diversos objetivos fulcrais desta luta que é a consciencialização da importância da saúde masculina. Comparativamente há uns anos, atualmente conseguimos ver progressos no que toca à redução da mortalidade de determinadas doenças, à diminuição da discriminação e um melhor entendimento deste tema. Isto revela o valor e a influência que este tipo de organizações detém.

Como supramencionado, não se pode deixar passar o facto de a população masculina mostrar-se menos atenta quando se refere a cuidados de saúde. Normalmente, o principal motivo prende-se com a perceção da masculinidade e como esta se vê afetada quando existe a necessidade de pedir ajuda. O sexo masculino tem sido criado como o “sexo forte”, que não precisa de mais ninguém sem ser de si próprio e que não tem o direito de expressar as suas emoções. Inclusive, num estudo realizado para entender as atitudes dos homens acerca da saúde mental, quando confrontados com questões relacionadas com a procura de ajuda, as respostas apontaram frequentemente para o conflito que existe culturalmente entre “ser homem” e “pedir ajuda”, no sentido em que não consideravam que tal era bem visto ou aceitável pela sociedade.

Rastreios que nenhum homem deve deixar passar

Este conflito cultural acarreta graves consequências para a população masculina. Dados comprovam que, em média, os homens morrem aproximadamente 5 anos mais cedo do que as mulheres. Esta situação poderia ser evitada se existisse uma maior consciencialização do quão importante é marcar consultas periódicas e realizar exames e rastreios frequentemente. Várias doenças masculinas são silenciosas, mas possuem altas taxas de cura quando são precocemente diagnosticadas, existindo um maior espaço para os tratamentos se iniciarem numa fase inicial do desenvolvimento da mesma.

Apresentamos-lhe algumas condições às quais deve estar atento:

  • Cancro da próstata: O cancro da próstata não costuma apresentar sintomas iniciais e estes só se começam a manifestar num estado avançado da doença. A necessidade de realizar rastreios periódicos provém exatamente disto, principalmente depois dos 50 anos e/ou se apresentar fatores genéticos predispostos à mesma. Trata-se do tumor maligno mais frequente nos homens e é também o maior foco neste movimento do mês de novembro. São dois os exames que pode fazer para prevenir diagnósticos e tratamentos tardios – toque retal e análise ao sangue para determinar o Antigénio Específico da Próstata (PSA). O toque retal serve para a deteção de nódulos ou áreas irregulares com consistências duras; já a análise de sangue, determina parâmetros específicos de um antigénio específico existente na próstata.
  • Cancro testicular: Apesar de ser um tipo de cancro raro, ele existe. E as boas notícias é que com o diagnóstico precoce, a sua taxa de cura consegue chegar aos 100%. Surge mais frequentemente em homens entre os 15 e os 35 anos e habitualmente manifesta-se com um nódulo duro e indolor. Outros sintomas podem assemelhar-se a sensação de desconforto na zona do saco escrotal e cansaço. Neste caso, na ausência de sintomas, a auto palpação testicular é o ideal.
  • Cancro colorretal: É um dos cancros mais comuns nos homens e pode ser tratado com sucesso. Homens acima dos 50 anos e/ou com fatores genéticos familiares associados à doença, devem efetuar uma colonoscopia, que permite identificar lesões malignas.
  • Doenças sexualmente transmissíveis: Grande parte das infeções sexualmente transmissíveis não apresentam nenhum tipo de sintomas, o que leva a que os infetados não procurem ajuda e continuem a transmitir estas doenças aos seus parceiros sexuais. Se não diagnosticadas, estas podem escalar para doenças mais graves, como cancro. São vários os exames que podem ser feitos e pode realizá-los mediante recomendação do seu médico. Os testes moleculares são dos mais sensíveis no que toca à deteção de doenças sexualmente transmissíveis, no entanto, diferentes exames são indicados para diferentes infeções.
  • Colesterol: Níveis altos de colesterol podem trazer diversos riscos, nomeadamente problemas de coração e ataques cardíacos. Exames de prevenção de colesterol devem começar em homens por volta dos 20 anos, quando estes possuem riscos de desenvolver problemas de coração, e aos 45 anos, para homens sem histórico de saúde associado.
  • Aneurisma da aorta abdominal: O tabagismo continua a ser um hábito mais frequente nos homens, apesar de não se tratar de algo exclusivo a esta população. Por isso mesmo, também existem mais doenças associadas aos pulmões e coração, devido ao bloqueio dos vasos sanguíneos. Exames à aorta abdominal são recomendados a pessoas entre os 65 e 75 anos que tenham fumado durante a sua vida. A maioria dos aneurismas da aorta abdominal são detetados em consultas de rotina.

A importância da saúde mental

Para além dos problemas acima mencionados, existem muitos outros aos quais a população masculina deverá estar atenta. Não podemos descartar que saúde não se refere simplesmente ao físico e que existem efetivamente condições a nível mental tão ou mais incapacitantes.

Saúde mental ainda é um estigma social e é culturalmente disseminado, especialmente nos homens. Estes tendem a reprimir as suas emoções, originando sintomas e comportamentos graves que não os afetam só a eles. O índice de suicídio no sexo masculino é mais elevado do que nas mulheres, exatamente por este constrangimento e vergonha no que diz respeito a pedir ajuda. Ignorar esta temática não é uma opção e o mês de novembro aponta exatamente para essa consciencialização.

Não se esqueça que manter a vigilância é a melhor forma de prevenir e que um diagnóstico precoce pode ser a diferença de uma vida.  

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados