Andropausa e estilo de vida

Menopausa e Andropausa
Última atualização: 09/08/2022
  • A meia-idade nos homens pode ser sinónimo de uma fase menos fácil, com várias alterações a nível de saúde tanto física como mental.
  • Esta crise não tem necessariamente uma causa hormonal, podendo resultar de maus hábitos diários ou mesmo de stress.
  • Um estilo de vida equilibrado e a prática diária de exercício físico podem ajudar com estas alterações na vida de um homem.

A crise masculina da meia-idade não tem, necessariamente, origem hormonal e a sua causa está muitas vezes nos maus hábitos e no stress. Na verdade, o segredo para uma andropausa feliz prende-se com um estilo de vida equilibrado.

Para os homens, a chegada à meia-idade é sinónimo de uma fase menos fácil da vida, de dúvidas acerca da sua masculinidade, de incertezas sobre o futuro e da constatação que estão a começar a envelhecer. A crise masculina da meia-idade não tem necessariamente origem hormonal. Segundo a National Health Service (NHS) os níveis de testosterona decrescem à medida à medida que o homem envelhece. No entanto, o decréscimo observado em adultos entre os 30 e os 40 anos de idade é menor do que 2% por ano e, portanto, não deverá resultar em problemas. A NHS relata que as causas mais comuns são os maus hábitos, o stress e a ansiedade. Uma mudança de estilo de vida pode ser a melhor maneira de ultrapassar a situação

Que sinais é que um homem deve ter em conta ao chegar à meia-idade?

 Em alguns homens, as transformações da meia-idade mais óbvias são a queda de cabelo (alopecia) ou um certo tipo de obesidade (aumento do volume abdominal). Noutros, estas mudanças fazem-se ainda em função de alterações hormonais que podem ser acompanhadas de irritabilidade, fadiga e ansiedade. Afirma-se muitas vezes que os homens de meia-idade sofrem de problemas físicos e emocionais equivalentes aos vividos pelas mulheres da mesma idade. A comparação é feita porque esta transição masculina acarreta uma alteração das capacidades sexuais e do desejo, perdas musculares e óssea, assim como depressão, condições habitualmente associadas à menopausa feminina.

Ao contrário do que muitas vezes é referido, as hormonas não têm um grande impacto nas alterações observadas nos homens de meia-idade. Os níveis de estrogénio declinam subitamente na mulher, enquanto os homens têm um decréscimo gradual de testosterona. Mas, em alguns casos, quando o estilo de vida ou fatores psicológicos não parecem ser a causa dos sintomas da meia-idade, estes podem resultar de uma condição especifica denominada por hipogonadismo masculino, quando os testículos produzem poucas ou nenhumas hormonas. Esta condição pode-se desenvolver mais tardiamente na vida de um homem e ser a causa dos sintomas normalmente associados à andropausa. No entanto, é incomum e não é considerada uma parte natural do processo de envelhecimento.

A verdade é que, naturalmente, a maioria dos homens se defronta, no meio da vida, com as consequências dos maus hábitos que foram adquirindo. O tabaco, o álcool, o gosto pela tranquilidade do sofá e uma dieta não saudável (com a contínua absorção de gorduras) podem levar a problemas sexuais e a perdas de musculatura e flexibilidade. E, enquanto na mulher vários sinais podem anunciar a chegada da menopausa, os homens só notam que lhes falta qualquer coisa quando o seu vigor sexual diminui. Ao atingir o meio da vida, os homens devem deixar de fumar, optar por uma dieta equilibrada e adequada ao seu estilo de vida, fazer exercício físico e ter atenção aos medicamentos que tomam.

Estilo de vida

É aconselhada uma mudança no estilo de vida, caso não haja já hábitos saudáveis. Por exemplo, o tabaco afeta em larga escala a sua saúde, bem como a sua aparência e, tem um impacto a nível económico e familiar bastante elevado. Com efeito, sabe-se hoje que a nicotina, ao contribuir para o aumento da constrição ou da dilatação de vasos sanguíneos, acaba por não favorecer o fluxo de sangue. Uma dieta equilibrada é também aconselhada ao longo de toda a vida, mas com especial importância na meia-idade. É necessário reduzir a ingestão de gorduras para níveis adequados às necessidades do organismo.

De igual forma, quando se chega à meia-idade torna-se necessário ter cuidado com os medicamentos. Existem muitos fármacos que podem provocar alterações colaterais como sonolência, irritabilidade, mal-estar e, assim, predispor à preguiça e a cada vez menos movimento. Portanto, fale com o seu médico e/ou farmacêutico de forma aberta, de forma a receber os meus conselhos e para perceber se existem substituições de medicamentos possíveis.

Exercício físico

Nunca é demais relembrar a importância de fazer exercício físico para a sua saúde. Isto é sobretudo importante para os homens que estão demasiado habituados à vida sedentária, ao vício do automóvel e à dependência do sofá.

Fazer exercícios aeróbios, por exemplo, melhora o fluxo sanguíneo em todo o corpo e as mudanças de humor. A não ser que mantenha uma rotina diária de exercícios físicos, o homem começará a perder massa muscular e a ganhar gordura, o que explica muitas vezes o cansaço na maior parte dos homens de meia-idade. A inatividade também acelera a perda da massa óssea, contribuindo para a osteoporose. Esta doença silenciosa que é normalmente associada ao sexo feminino, também afeta os homens. Um estudo recente estima que a prevalência da osteoporose no mundo é de 11,7% em homens.  Nos homens, a osteoporose tende a surgir mais tarde do que nas mulheres, já que a sua massa óssea é maior. Mas, a forma de prevenir a doença na mulher – a absorção diária de cálcio, a prática de exercício e não fumar – também pode evitar a osteoporose no homem. É importante que se tenha consciência deste problema, que também é masculino.

Apesar da andropausa ser uma situação que surge naturalmente com o avançar da idade, pode aparecer precocemente devido a outros fatores, nomeadamente, o stress e o tabagismo.

Por isso, cuide da sua saúde e bem-estar para lidar melhor com o aparecimento da andropausa.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados