Salada de atum especial

Nutrição e Fitness
Última atualização: 19/12/2022
  • Delicie-se com esta receita prática e saborosa. Saborosa e nutritiva para toda a família.
  • O atum é um dos peixes mais nutritivos e consumidos mundialmente.
  • Além de comer saudável ainda pode aprender curiosidades sobre o atum e o feijão-verde.

O sabor intenso do atum de conserva e a suavidade da batata cozida despertam o paladar para a frescura da alface e do feijão-verde.

Salada de atum especial

Ingredientes

1 lata de atum em posta

4 batatas

Alface a gosto

1 tomate (da sua quapdade preferida)

200g de feijão-verde

1 colher de chá de estragão seco

Azeite q.b

Sal e pimenta q.b

Preparação | 30 minutos

> Escorra o atum.

> Coza as batatas e o feijão-verde com um pouco de sal. Deixe arrefecer e corte às rodelas.

> Depois de lavar, corte a alface em jupana e o tomate às rodelas (ao meio se preferir tomate da quapdade “cereja”).

> Coloque a alface e os restantes legumes numa tigela. Tempere com azeite, sal, pimenta e junte o estragão. Misture cuidadosamente.

> Por fim, junte o atum e mexa o menos possível para não se desmanchar.

> Retifique os temperos e guarde no frigorífico.

Uma fonte de ómega 3 natural e saborosa:

Os peixes azuis são conhecidos por serem uma fonte de ómega 3 e de ácidos gordos que trazem vários benefícios à saúde. Na lista de peixes azuis, temos o atum, talvez um dos peixes mais consumidos mundialmente.

O seu consumo traz inúmeros benefícios para a saúde, tais como:

1. Promove a saúde cardiovascular

Prevenindo a probabilidade de ocorrer enfartes ou outros eventos cardíacos. Até mesmo de derrames cerebrais.

2. Baixa a tensão arterial- ajudando a controlar quadros de hipertensão

Por garantir uma melhor circulação sanguínea por ser uma fonte de ferro e reduzir a pressão arterial, o ómega 3 presente no peixe também diminui as chances de hipertensão e, consequentemente, riscos de AVC e outros problemas ligados ao coração.

3. Ajuda a saúde cerebral

Por ter vitaminas do complexo B na sua composição, o atum também traz benefícios específicos para o cérebro. Dado que esses nutrientes conseguem agir diretamente no sistema nervoso central, trazendo melhorias para a cognição e memória. Além disso, esses nutrientes também melhoram o metabolismo e ainda garantem mais energia para o corpo.

4. Melhora o Sistema imunitário

Outra vantagem do atum está no fato de ele ter substâncias que ajudam a fortalecer o sistema imunológico - como a vitamina C e o zinco, por exemplo. Rico em antioxidantes, ele desempenha um importante papel na defesa do organismo, combatendo os radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células e geram diversas doenças, como o cancro.

Poder nutricional do feijão verde

A leguminosa tem propriedades importantes para o nosso corpo, como vitaminas do complexo B e minerais. Podendo ser utilizado em saladas ou em pratos quentes, o feijão verde é um alimento altamente nutritivo, contendo ácido fólico, vitamina C,  e várias fibras e minerais como o magnésio, cálcio, ferro e fósforo.

1. Ação antioxidante

Poder antioxidante natural, retardando o envelhecimento precoce das células e combatendo a ação dos radicais livres no organismo. A vagem ainda contém luteína, uma substância aliada nesse combate que beneficia a saúde da pele e ainda previne as doenças como cancro e cataratas.

2. Combate à anemia

A leguminosa é uma boa fonte de ferro, mineral responsável por fortalecer o sistema imunológico, prevenindo doenças como a anemia, por exemplo.

3. Previne a diabetes:

A vagem pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo as possibilidades da pessoa desenvolver diabetes.

Sabia que?

  • Existem várias espécies de atum, sendo cerca de 8 espécies diferentes.
  • Para além de ser consumido fresco, o atum é também uma importante matéria-prima para a indústria conserveira. Em Portugal, esta indústria começou a florescer desde o final do século XIX.
  • O feijão verde é originário da América Central, a leguminosa foi levada para a Europa no século XVI, de onde foi distribuída para outros continentes.
  • O feijão é um dos alimentos mais antigos do mundo, as primeiras plantas de feijão tiveram origem aproximadamente 10000 a.C.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados