Sopa de ervilhas com hortelã

Nutrição e Fitness
Última atualização: 19/12/2022

A sopa sacia o apetite, ajudando a controlar a quantidade que se come do prato principal. Apesar de olhadas de lado por muitas pessoas, as ervilhas estão cheias de nutrientes e tem um baixo teor de gordura. Esta receita poderá ser uma boa alternativa às clássicas sopas de legumes ou de feijão, sendo fácil de confecionar e ainda ser servida quente ou fria.

Sopa de ervilhas com hortelã

Ingredientes

120g de ervilhas

600ml de caldo de legumes

150ml de leite magro (se servir a sopa quente)

1 raminho de hortelã

2 chalotas

1 dente de alho

1 colher de manteiga

Sal, pimenta e noz-moscada

Preparação | 60 minutos

> Pique as chalotas e o alho e frite em manteiga quente. Junte as ervilhas. Despeje o caldo e deixe cozer em lume brando cerca de 10 minutos.

> Pique as folhas de hortelã, mas guarde algumas para a decoração.

> Reduza a sopa a puré e tempere com sal, pimenta e noz-moscada.

> Junte a hortelã picada. Se preferir servir a sopa fria, basta deixar arrefecer e servir colocando um cubo de gelo em cada prato. Se preferir a sopa quente, ferva o leite e bata até formar espuma.

> Coloque a sopa em taças, deite a espuma de leite e decore com as folhas de hortelã. Sirva imediatamente.

Ervilhas

As ervilhas, pertencentes à família das leguminosas, são um alimento versátil na culinária portuguesa, nomeadamente em estufados ou cozidos, sendo que podem ainda ser utilizadas para hummus, saladas ou sopas. Mas apesar dessa utilização, os seus benefícios e a sua informação nutricional são muitas vezes desconhecidos. São uma boa fonte de proteína vegetal, de nutrientes tais como vitaminas e minerais e são baixas em gordura.  Dentro das vitaminas destacam-se as vitaminas A, B6, B9 e C. Em termos de minerais, fornece potássio, fosforo, magnésio, cálcio e ferro.

As proteínas e as fibras são excelentes para o saciar da pessoa uma vez que abrandam a digestão, sendo que as fibras ajudam com a saúde intestinal. Podem dar excelentes substitutos de proteína animal para pessoas vegetarianas, apesar não terem metionina, o que obriga a ser emparelhadas com outra fonte proteica de modo a compensar esse défice. Os minerais que contêm como o magnésio, potássio ou cálcio têm efeitos positivo na saúde cardíaca e podem ajudar a prevenir pressão alta. A fibra pode ajudar a reduzir o colesterol e os carotenoides e outros antioxidantes podem ajudar na proteção celular. Estes últimos ainda podem ajudar a reduzir inflamação, sendo que vitaminas como Vitamina K já demonstraram ter efeitos preventivos contra cancros, como o cancro da próstata.

Sabia que?

  • O nome científico da planta que produz as ervilhas é Pisum sativum;
  • São uma ótima fonte de proteína vegetal, apesar da falta de metionina, sendo consumidas em todo o mundo;
  • Alimento muito versátil, podendo ser utilizada em sopas, cozidos, estufados, saladas ou mesmo para fazer hummus.

Hortelã-Pimenta

Pertencente à família Lamiacea, conhecida e mais conhecida como menta, a hortelã-pimenta é uma erva que pode ser encontrada em muitos produtos. Desde as pastas de dentes e chicletes, a pratos e infusões, ela está presente no nosso dia-a-dia, podendo inclusive ser cultivada em casa, dando mais uma opção para as refeições.

Em termos nutritivos, é rica em Vitamina A, Vitamina C e minerais como Potássio Ferro, Magnésio, Fósforo ou Cálcio. Os possíveis benefícios para a saúde são um tópico mais complexo. É verdade que está associada a ajudar na indigestão, no tratamento de alergias devido à presença de ácido rosmarínico, um agente antioxidante e anti-inflamatório, ou mesmo a nível cerebral, no entanto, a maior questão que se coloca é a nível de quantidades e o formato da mesma. A hortelã-pimenta é utilizada em pequenas quantidades geralmente, com umas folhas em cocktails, infusões ou como tempero para massas ou carnes. Tocando no outro ponto, maior parte dos estudos realizados utilizam óleo de hortelã-pimenta ou suplementos e não as folhas em si, o que pode influenciar estes dados.

A nível de utilização, a hortelã-pimenta pode ser adicionada de maneiras muito simples. Para além das anteriormente referidas, como as infusões, ou em bebidas, esta pode ser adicionada em saladas, várias sobremesas, batidos e mesmo para dar um toque de sabor à água. Também pode ser uma boa maneira de adicionar sabor sem necessitar de colocar açúcar ou sal.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados