Aproveite o sol e mexa-se!

Participar num torneio de voleibol de praia entre amigos, jogar futebol com os seus filhos ou correr ao nascer do sol ou ao final da tarde faz bem à saúde e à mente. Este verão, mexa-se e pratique desporto, mas sempre protegido do sol.


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Praticar, pelo menos, meia hora de exercício físico diário ao ar livre é um dos melhores truques para combater o stress, as doenças cardiovasculares e a obesidade ou o excesso de peso. Mesmo que a prática de exercício físico tenha como propósito o corpo ideal, será sempre mais vantajoso se optar por atividades que lhe deem prazer. Os níveis de serotonina e de endorfinas, as hormonas do bem-estar, libertadas durante a prática desportiva em espaços naturais comprovam-no. Existem, no entanto, alguns cuidados a que deve estar atento para aproveitar os reais benefícios do desporto ao ar livre.


Cuidados a ter

  • A prática desportiva ao ar livre deve ser abolida entre as 11h30 e as 17h00. Nesta altura do dia, procure zonas com sombra.
  • Opte por vestir peças de roupa leves e de algodão.
  • Use sempre chapéu e óculos de sol.
  • Já existem roupas com fator de proteção solar, indicadas para a praia ou para vestir em desportos em que exista uma elevada exposição aos UVA (como o surf, entre outros).
  • A alimentação também tem um papel importante na proteção solar. A ingestão de alguns alimentos ricos em betacaroteno, como a cenoura ou a abóbora, ajuda o organismo a proteger-se dos efeitos nocivos dos radicais livres.
  • Aplique protetor solar.

Proteção solar

Por mais prazer que o sol ofereça, o sol é um fator de risco para a saúde da pele, por isso deve sempre protege-la. O protetor solar deve ter, no mínimo, FPS 30. Idealmente, deve optar por um FPS 50+. Além disso, lembre-se que deve evitar as horas de maior calor, o conhecido “horário vermelho”.

O protetor solar deve ser aplicado 30 minutos antes de sair de casa e ser renova de 2 em 2 horas. Não use protetores solares já utilizados no ano anterior.


Evite o “horário vermelho”

Quando se pratica desporto ao ar livre e, principalmente, no verão é essencial não esquecer que por mais elevada que seja a proteção solar, não existe nenhum produto capaz de evitar queimaduras solares se insistir em manter-se ao sol nas horas de maior calor. Entre as 11h30 e as 17h00, o sol deixa de ser um aliado para se transformar num inimigo. É nesta altura do dia que os raios ultravioleta são mais intensos e penetram em maior profundidade na pele. Consequentemente, o risco de fotoenvelhecimento é muito elevado. E pior: os UV podem gerar o desenvolvimento de cancro da pele. Afaste-se do sol e procure as zonas de sombra se vir que a sua pele está a ficar avermelhada. Não se esqueça de que quando chegar a casa deve aplicar um produto hidratante específico (after sun) depois de ter tomado um duche.


Ao praticar exercício físico…

Convém não esquecer-se que as modalidades desportivas devem ser escolhidas em conformidade com a sua estrutura e resistência física. Se tiver oportunidade de praticar desportos de grupo (como voleibol ou futebol) ou, por exemplo, correr à beira-mar com companhia, aproveite – é muito mais divertido.

Praticar exercício físico de forma brusca pode ser tão ou mais prejudicial que o sedentarismo. Por isso, antes de iniciar qualquer atividade, deve fazer exercícios de aquecimento durante 5 a 10 minutos, particularmente se não tem por hábito a prática desportiva regular. A evolução das atividades praticadas deve ser lenta e gradual para diminuir o risco de lesões musculares, falta de ar ou traumatismos graves. Nestes casos, é recomendável que comece por praticar exercício físico apenas até começar a suar e com respiração mais profunda. Vá abrandando o ritmo gradualmente e faça alongamentos para que o ritmo cardíaco regresse à normalidade.


Hidratação antes, durante e após o exercício físico

Beba água para conseguir manter os líquidos corporais. A desidratação irá provocar fadiga e comprometer o seu desempenho. A Agência Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) aconselha a ingestão de 2L de água diários. Antes da prática desportiva, ingira 2 copos de água e repita o seu consumo em cada 15 minutos, ao longo da prática desportiva. Quanto mais intensas forem as atividades ao ar livre, mais líquidos serão necessários. As barritas energéticas e as bebidas hipotónicas, isotónicas e hipertónicas, muito utilizadas pelos desportistas, só são uma mais-valia para quem faça esforços físicos iguais ou superiores a 1 hora contínua e que não tenha oportunidade de comer em seguida.

Praticar desporto ou atividades ao ar livre é um contributo precioso para a saúde do corpo e da mente. Se seguir à risca os cuidados a que o sol obriga, como a proteção solar, a hidratação e existir moderação nos exercícios escolhidos, irá sentir-se bem e, em simultâneo, divertir-se!

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