Cancro da Mama no Homem – Uma doença pouco falada

Quotidiano
Saúde e Medicina
Menopausa e Andropausa
Última atualização: 22/11/2022
  • Em Portugal, cerca de 1% de todos os cancros da mama são no homem.
  • O cancro da mama no homem é, por vezes, detetado mais tardiamente devido ao desconhecimento e desvalorização dos sintomas.
  • Grande parte da informação sobre cancro da mama é, também, aplicável aos homens e, por isso, devem conhecer os sintomas e fatores de risco associados.
benefícios da praia

Existe ainda muita desinformação sobre o cancro da mama no homem. Embora seja mais comum entre as mulheres, os homens também podem desenvolver a doença. Estima-se que 1 em cada 1.000 homens venha a desenvolver cancro da mama ao longo da vida e, em Portugal, cerca de 1% de todos os cancros da mama registam-se no homem.

Um dos principais desafios do cancro da mama nos homens prende-se com o facto de, frequentemente, ser diagnosticado em estadios mais avançados nas mulheres. Entre os motivos mais comuns destacam-se a inexistência de rastreio e vigilância de rotina, por oposição às mulheres, mas também o desconhecimento sobre a doença e os seus sintomas, dificultando a sua identificação numa fase precoce. Por isso, é tão importante que esta doença seja falada e que os homens estejam sensibilizados para a sua existência e aprendam a identificar potenciais fatores de risco e sintomas como forma de se protegerem e procurarem apoio médico aos primeiros sinais.

Quais os sintomas de cancro da mama no homem?

Os sintomas são em tudo idênticos aos sentidos pelas mulheres. O primeiro sinal é frequentemente o aparecimento de um nódulo ou espessamento na mama ou na zona da axila, sentidos na palpação. Porém, uma vez que a maioria dos homens não está sensível a estas alterações e não realiza autoexames com frequência, poderá ter dificuldade em identificar os sintomas de forma precoce e, consequentemente, poderá adiar a procura do apoio necessário.

Assim, os sintomas a que todos os homens devem estar atentos são:

  • Nódulo ou espessamento na mama, perto da mama ou na zona da axila;
  • Alteração do tamanho ou forma da mama;
  • Maior sensibilidade no mamilo;
  • Mamilo virado para dentro;
  • Pele da mama com aspeto escamoso, vermelho ou irregular (efeito casca de laranja);
  • Secreção de líquido pelo mamilo.

O que está na origem do cancro da mama masculino?

A causa exata do cancro da mama nos homens não é conhecida, mas algumas circunstâncias podem aumentar o risco de desenvolver a doença. Entre elas, destacam-se os seguintes aspetos:

  • Idade: a possibilidade de ter cancro da mama aumenta com a idade e a maioria dos cancros surgem depois dos 50 anos;
  • Fatores genéticos: alterações em certos genes – como os BRCA1 e BRCA2, entre outros - aumentam a predisposição de desenvolver cancro da mama;
  • Níveis aumentados de estrogénio no corpo: circunstâncias que possam aumentar a presença da hormona estrogénio no organismo, como a realização de terapias hormonais, doenças do fígado ou outras como a síndrome de Klinefelter, aumentam o risco de desenvolver cancro da mama;
  • Radioterapia no tórax: homens que tenham realizado radioterapia ao toráx apresentam um risco aumentado para cancro da mama;
  • História familiar: o risco de desenvolver cancro da mama aumenta se houver história familiar de cancro da mama, nomeadamente entre familiares femininos próximos.

No entanto, é importante reconhecer que estes fatores de risco não são uma sentença e, por isso, devem apenas servir de alerta para a importância do cuidado com a saúde e realização de rastreios frequentes.

O que está na origem do cancro da mama masculino?

Quando detetada uma alteração na mama, o médico procurará determinar qual a sua causa. O primeiro passo poderá passar pela realização de um exame físico, assim como pela recolha da história clínica e familiar. O médico poderá ainda decidir que são necessários exames adicionais, como a realização de uma mamografia, constituída por imagens de raio-X da mama, ou ainda uma ecografia ou ressonância magnética, utilizadas em conjunto como complemento imagiológico. Muitas vezes é necessário também realizar uma biópsia, retirando tecido ou líquido da mama para ajudar o médico a perceber se existem células cancerígenas. Assim, entre as formas de diagnóstico mais utilizadas destacam-se:

  • Exame físico da mama;
  • Mamografia;
  • Ecografia;
  • Ressonância magnética;
  • Biópsia

Estes testes podem também ser instrumentos úteis de recolha de informação sobre a doença, ajudando a determinar qual o caminho a seguir e formas de tratamento adequadas.

Como reduzir o risco de desenvolver cancro da mama?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, entre 30% a 50% de todos os cancros podem ser prevenidos através da adoção de um estilo de vida saudável. A adoção de uma alimentação equilibrada, prática regular de exercício físico e redução do consumo de álcool e tabaco são alguns dos passos que podem ajudar nesta prevenção.

Da mesma forma, é importante estar consciente da história familiar e potenciais fatores hereditários que possam aumentar o risco de desenvolver a doença. Estes devem ser partilhados com o médico de modo que possa ser feito o acompanhamento necessário e, assim, adotados comportamentos concordantes com as circunstâncias individuais de cada indivíduo.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados