O sono das crianças e adolescentes

O sono das crianças e adolescentes

A sociedade mudou substancialmente nos últimos anos e com ela alteraram-se os hábitos, as rotinas, o modo de relacionamento entre as pessoas. Também o sono das crianças e adolescentes sofreu alterações, veja quais.


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A evolução das novas tecnologias trouxe vantagens inquestionáveis mas, como todo o reverso da medalha, veio também contribuir para uma nova realidade. As novas gerações já são filhas do computador, da televisão com mil canais e opções, dos videojogos, dos telemóveis e da internet. Estas novas tecnologias, quando mal geridas, acabam por interferir com o tempo que deveria estar reservado para o estudo, para o convívio e, principalmente, para o descanso.


As consequências

Segundo especialistas, as novas tecnologias podem trazer graves perturbações no descanso de crianças e adolescentes em idade escolar. As perturbações podem também ser sentidas no relacionamento dos mesmos com o outro.  As crianças que veem televisão durante muito tempo, terão um poder de concentração menor. Já os adolescentes que passam muitas horas a jogar, acabam por se viciar e com isso roubar tempo de sono. Esta atitude pode trazer consequências de alheamento da realidade ou até mesmo absentismo, acabando por perder concentração nas aulas, ou disponibilidade para ler um livro, para ouvir o outro.

Quando o uso das novas tecnologias é feito de forma excessiva, pode causar impaciência, influenciando assim a formação e crescimento das crianças e jovens. É fundamental que os pais estejam atentos e consigam gerir da melhor forma esta utilização, primando pelo tempo de descanso de forma a que a falta do mesmo não traga este tipo de consequências na atividade dos seus filhos.


4 dicas para dormir melhor

  1. Se quer que o seu filho durma bem, convém evitar que veja televisão ou jogue pouco antes da hora de ir dormir. Este tipo de interação estimula e causa dificuldade em adormecer.
  2. As rotinas não devem ser quebradas, principalmente em relação às crianças. A hora de deitar deve ser sempre a mesma e os rituais que antecedem também. Sempre que há uma quebra de rotina, há mais dificuldade em adormecer.
  3. É fundamental que o quarto tenha um ambiente ajustado à criança/adolescente. Se a cama não for confortável, se o quarto estiver muito quente ou muito frio ou se houver barulho, é sempre mais difícil adormecer.
  4. As crianças e os adolescentes não são todos iguais e por isso é preciso ter em atenção o ritmo biológico. Enquanto uns têm necessidade de dormir muitas horas, com outros não será assim. É vantajoso que os pais estejam atentos e percebam o ritmo de cada um.

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