Aproveite o verão para retomar a atividade física

Nutrição e Fitness
Última atualização: 08/05/2023
  • O retorno à prática de exercício físico deve ser progressivo, ao ritmo do corpo de cada pessoa.
  • Consulte alguns conselhos de como deve retomar a atividade física no verão.
  • Salienta-se que a atividade física deve fazer parte das nossas vidas ao longo de todo o ano.
saude digital

Após algum tempo de pouco ou nenhum exercício físico, retomar a prática de atividade requer cuidados especiais, devendo respeitar-se o ritmo de cada corpo.

A atividade física é fundamental em todas as estações do ano, mas com a aproximação do verão, as pessoas preocupam-se mais com a imagem e querem correr atrás do prejuízo dos meses em que não praticaram nenhuma modalidade desportiva.

Após algum tempo de pouco ou nenhum exercício físico, retomar a prática de atividade requer cuidados para evitar lesões. O retorno à prática de exercício físico deve ser progressivo, ao ritmo do corpo de cada pessoa, com acompanhamento e supervisão pelos profissionais de saúde caso seja necessário.

Ao longo deste artigo, pode consultar alguns conselhos de como deve retomar a atividade física no verão.

Horários

Uma das considerações mais importantes quando se trata de treinar ao ar livre nos meses de verão é o horário certo.

Dadas as temperaturas mais elevadas durante o verão, para preservar a saúde do coração e da pele, o indicado é praticar atividades pela manhã, até às 10h, ou a partir das 18h, nos horários com menor incidência solar e também quando há menor concentração de pólen (no caso das pessoas que sofrem de alergia).

Treinar entre as 10 e as 18 horas pode causar desidratação grave do corpo e uma perda extremamente alta de eletrólitos (minerais responsáveis pelo transporte de água).

Hidratação

Para exercitar-se ao ar livre sob o sol de verão, deve manter o corpo sempre bem hidratado, através da ingestão regular de líquidos, pois a desidratação compromete o equilíbrio do organismo e exponencia a fadiga.

Beba água a pelo menos cada 20 minutos de atividade, além de saciar a sede, a água ajuda a manter a temperatura corporal, protegendo contra o sobreaquecimento. Deve ainda evitar bebidas ricas em cafeína, que promovem a desidratação.

Como o corpo também perde eletrólitos e sal através do suor durante o exercício, beber apenas muita água não é suficiente. Os eletrólitos são os minerais que ajudam a regular e controlar o equilíbrio de fluidos no corpo, incluem potássio, sódio, cloreto, fósforo, magnésio e cálcio. O desequilíbrio eletrolítico em casos graves pode levar a cãibras musculares, espasmos, fraqueza, arritmia cardíaca, paralisia e até morte por paragem cardíaca.

Por isso, reabasteça os eletrólitos com frutas e vegetais e não com as típicas bebidas desportivas, que estão carregadas de calorias.

Roupa de treino

Ao retomar a atividade física no verão, é fundamental a escolha de roupa e equipamento adequados.

As cores escuras absorvem o calor, enquanto as roupas claras refletem o calor. Deve optar por roupas leves e claras, de algodão (para deixar a pele respirar) e excluir roupas apertadas, que acumulam o suor e limitam a respiração da pele.

Para evitar os efeitos nocivos da radiação ultravioleta, é imprescindível que utilize sempre protetor solar no desporto ao ar livre, além de chapéu/boné e equipamento com proteção UV.

Ritmo e exigência

Não espere começar a atividade física como a deixou quando suspendeu os treinos. Se não praticou atividade física durante um longo período, é natural que não consiga ter o mesmo desempenho que costumava ter. Levantar muito peso imediatamente, fazer uma corrida longa ou alongamentos difíceis, pode causar stress indevido aos músculos e tendões que não são usados há algum tempo.

Ao esforçar-se muito e rápido demais, corre o risco de lesionar-se o que além de prejudicar a saúde é desmotivante neste novo recomeço. Portanto, inicie com esforços menores, com uma intensidade mais baixa para determinar o seu nível de condicionamento físico e respeitar a recuperação do seu corpo. De seguida, aos poucos procure reconstruir a sua resistência. Tenha sempre em atenção que o calor intenso pode dificultar os exercícios e levar à falta de motivação.

Se pretende regressar à atividade física com calma, pode optar por caminhadas, corrida moderada ou passeios recreativos de bicicleta, ou ainda a prática de yoga ou pilates, modalidades que garantem também a tranquilidade emocional.

Preparação Mental

Para retomar a atividade física além de força de vontade é necessária paciência e resistência à dor.

Exercícios que anteriormente eram simples, agora são mais desafiantes. E após o treino, os músculos ficam doridos e a latejar. Mas isso é apenas parte do processo, concentre-se nos seus progressos enquanto volta à sua rotina de treino e trabalhe a sua motivação e força de vontade.

Avaliação Médica

Para saber o nível de condicionamento físico, a atividade e a intensidade mais adequada, consulte o seu profissional de saúde para nova avaliação médica.

Se não avaliou o seu estado de saúde anteriormente, avalie com o seu profissional de saúde o risco cardiovascular. Além disso, se foi anteriormente diagnosticado com Covid-19, deve também passar por uma avaliação médica antes de iniciar a prática de exercícios físicos regulares.

Para além da avaliação clínica prévia ao início da prática desportiva é fundamental que os atletas de nível recreativo, consultem o seu médico uma vez por ano, de forma a excluir situações de elevado risco.

Consistência

Agora que reiniciou os seus treinos, é preciso manter o ritmo e construir uma rotina que encaixe no seu quotidiano. Pode, por exemplo, treinar com um amigo ou familiar, além de tornar a prática mais divertida cria um sentimento de compromisso para não abandonar a atividade.

Deve ainda optar por uma modalidade que lhe transmite alegria. Não se force, a praticar exercícios que o deixam infeliz.

Para continuar o seu percurso pela vida saudável, use aplicações de Fitness que façam registo de atividade, assim pode definir as suas metas e medir o seu progresso em tempo real.

Relembramos que a atividade física deve fazer parte das nossas vidas ao longo de todo o ano e que os seus benefícios não consistem apenas na boa forma corporal. Coloque a sua saúde em primeiro lugar e mantenha a regularidade da prática de exercício.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados