Como conseguir perder peso?

Perder os quilos em excesso é o caminho a seguir, mas como? Tudo indica que a solução para este problema passa por várias soluções. Explicamos-lhe como pode conseguir perder peso, aliando a nutrição à estética.


perder-peso



Da nutrição à estética, conheça os aliados certos para controlar a balança

Passa mais de três horas sem comer, esquece-se de incluir vegetais no seu prato e nem sempre tem uma peça de fruta à mão. Se se identifica com algumas destas situações é provável que não esteja satisfeita com o seu peso. Para além dos riscos que comporta para a saúde, nomeadamente cardiovascular, ter um peso acima do aconselhado afeta igualmente a autoestima e a qualidade de vida.


O que diz a ciência

Quando o objetivo é emagrecer que estratégias resultam mesmo? Foi para responder a esta a questão que investigadores do departamento de Nutrição da Universidade de Alberta (Canadá) analisaram 48 estudos sobre perda e manutenção do peso. Segundo os autores, o êxito está na combinação de três abordagens: nutricional, comportamental e desportiva. A primeira reside, essencialmente, no défice energético, ou seja, ingerir menos calorias daquelas que se gastam (redução calórica conciliada com a atividade física). A segunda, registada em 92 por cento dos casos bem-sucedidos, consiste em ajudar as pessoas a corrigir comportamentos, travar o consumo por razões emocionais e fomentar o autocontrolo e a motivação. E a terceira é a prática de exercício físico, presente em 88 por cento dos programas de emagrecimento e também considerada o pilar da manutenção do peso certo.


Escolher um bom guia

Para a orientar neste percurso precisa de um guia, mas não nos referimos ao livro com a dieta milagrosa do ano. Certamente já leu truques infalíveis para emagrecer, mas por mais que tente o seu peso parece não mudar. O que está a falhar? A melhor forma de esclarecer esta dúvida é consultar um especialista. Este profissional irá analisar o seu historial clínico, composição corporal, hábitos e estilo de vida para delinear uma estratégia adaptada às suas necessidades. Além do plano de reeducação alimentar, a consulta de Nutrição incide ainda sobre a vertente comportamental, determinante para o sucesso da dieta. O acompanhamento da pessoa nas várias fases do processo é também positivo, já que permite ajustar e corrigir o plano definido.


Ajudas extra

São vários os aliados ao seu dispor nesta luta. Para além dos suplementos (a usar, de preferência, após aconselhamento especializado), da prática de exercício físico regular – bastam 30 minutos de caminhada para notar a diferença – existem soluções que promovem a eliminação de gordura. Os tratamentos que podem ajudá-la a atingir os seus objetivos englobam: a estimulação muscular por infravermelhos (bodyshape), tratamentos à base de ultrassons com um efeito de lipoaspiração não invasiva, pressoterapia que favorece a drenagem, a radiofrequência para tonificar, entre outros.


Mudar de hábitos

Manter o peso certo pressupõe uma alteração na forma como escolhe e consome os alimentos, a prática regular de exercício físico e um estilo saudável ao longo da vida. Tal como não deve perder peso de forma brusca – põe em risco a sua saúde, perde massa muscular e tem mais dificuldade em manter os resultados – também não deve interromper o plano definido e sucumbir aos seus antigos hábitos. Peso novo, vida nova. Mantenha-se vigilante, siga as regras e complemente com tratamentos estéticos periódicos. A sua saúde e a autoestima irão agradecer-lhe.

Uma perda de peso eficaz e duradoura depende de vários fatores. Para além da dieta, importa promover o equilíbrio emocional e motivação. A prática de exercício físico é benéfica e os tratamentos estéticos podem potenciar os resultados.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados