Queime gordura com pequenos snacks

Queime gordura com pequenos snacks

Começar o dia com um bom pequeno-almoço e comer um pequeno snack a cada três horas acelera o metabolismo e faz com que o organismo gaste até mais de 10% de energia.


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O primeiro passo para manter um corpo saudável e com pouca gordura é… comer! Na verdade, longos períodos de jejum só vão “queimar” a chamada massa magra, ou seja, o músculo. Assim, há que começar cada dia com um bom pequeno-almoço e apostar em pequenos lanches a cada três horas. A escolha dos alimentos para estes snacks é essencial – ingerir alimentos processados ou açucarados várias vezes ao dia irá certamente dar mau resultado, e prejudicar gravemente a saúde. Fique a conhecer as opções saudáveis.


Merenda a meio da manhã

A merenda que é consumida entre o pequeno-almoço e o almoço deve conter proteínas, vitaminas e minerais. Duas fatias de queijo branco com alperces secos picados (duas unidades) por cima ou um ovo cozido com uma cenoura (crua) pequena, são boas opções de snacks para esta hora do dia.


Lanche da tarde

Uma refeição leve a meio da tarde é ideal para manter a saciedade e ajudar o organismo a continuar a queimar gorduras. Opte por estes alimentos:

Figos: Secos ou frescos são um ótimo snack para queimar gorduras. Ricos em fibra, mantêm a saciedade por muito tempo.

Melancia: Constituída em 90% por água. O seu consumo aumenta os aminoácidos, hidrata o organismo e acelera o metabolismo. Mas limite a ingestão a uma fatia por dia.

Pistácios: Fonte de gordura saudável, também contêm proteínas, fibras e vitamina B, tudo o que é necessário para queimar gordura localizada. É importante não exagerar na quantidade e optar por pistácios sem sal.

Mistura de frutos secos: Ricos em gorduras saudáveis, os frutos secos vão manter a saciedade durante muito tempo. Além do mais, têm um papel importante na redução do risco de doenças cardiovasculares. O pinhão é dos frutos secos mais eficazes para queimar gorduras. Mas não se esqueça que a moderação é essencial.

Mirtilos e morangos: Os mirtilos reduzem a absorção de gordura até 72%. Adicionados a um iogurte natural são uma ótima opção. Ricos em vitamina C, os morangos (sem açúcar) reduzem o armazenamento de gordura e controlam os níveis de açúcar no sangue.

Sementes de chia ou de abóbora: As fibras solúveis e os ácidos gordos ómega 3 em que são ricas, fazem destas sementes boas aliadas para queimar gordura corporal. Além de manterem a saciedade, diminuem a capacidade do organismo para armazenar gordura.


Antes de dormir

Mesmo em repouso o organismo continua a “queimar” gordura e ir para a cama com fome é uma péssima ideia. Para a ceia, o ideal são alimentos de absorção lenta, que ajudem a queimar gordura durante o sono e evitam que acorde esfomeado.

Queijo quark: Fonte de caseína (proteína de absorção lenta), este tipo de queijo ajuda a promover a síntese proteica durante o sono. A ingestão de proteínas antes de dormir favorece a queima de gorduras uma vez que estas têm um efeito térmico superior aos hidratos de carbono, ou seja, o organismo gasta mais calorias para as digerir.

Manteiga de amendoim: se for caseira, é uma ótima fonte de proteína, boas gorduras e fibra, vai otimizar a construção muscular durante o sono e aumentar o dispêndio energético. Rodelas de maçã (com casca) barradas com o equivalente a uma colher de sopa de manteiga de amendoim são uma boa opção para a ceia.

Canela: Ajuda a controlar os níveis de glicemia e pode ajudar a queimar gorduras. Como é rica em triptofano – um percursor da serotonina –, responsável por baixar os níveis de stress, também ajuda a dormir melhor. Adicionar canela a um iogurte ou ao queijo quark pode ser uma boa opção.

Aveia: Rica em fibra, proteína e crómio – um mineral que ajuda a regular os níveis de glicemia. Uma boa opção para quem gasta mais calorias ao longo do dia.

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