Couves-de-bruxelas com amêndoas

Nutrição e Fitness
Última atualização: 14/09/2022
couve de bruxelas com amêndoas

Regale-se com este prato que além de ser uma forma nova de preparar os legumes, é altamente nutritivo. Acompanhe com arroz de passas e divirta-se com esta festa de sabores.

Ingredientes

  • 1kg de couve-de-bruxelas
  • 60g de manteiga
  • 75-100g de amêndoas peladas
  • 1 dente de alho grande, picado
  • 5 colheres de sopa de pão ralado
  • Sal e pimenta q.b


Preparação | 30 minutos

  1. Corte as couves-de-bruxelas ao meio e coza em bastante água com sal durante 8-15 minutos.
  2. Aqueça 20g de manteiga e torre as amêndoas e o alho.
  3. Aqueça também a restante manteiga e torre o pão ralado.
  4. Escorra as couves e distribua-as por 4 pratos pré-aquecidos.
  5. Polvilhe com o pão ralado e as amêndoas.
  6. Tempere com sal e pimenta a gosto e sirva de imediato.

>

Couve-de-bruxelas

A couve-de-bruxelas pertence à família Brassicaceae de vegetais e está estreitamente relacionada com a couve, couve-flor e mostarda verde. Este vegetal assemelha-se a couves em miniatura, e é usualmente cortado, limpo e cozinhado para ser usado como prato principal ou em acompanhamentos.

A couve-de-bruxelas apresenta níveis elevados de muitos nutrientes, sendo rica em fibras, vitaminas e minerais (Healthline Journal). As vitaminas presentes em maior quantidade no vegetal são vitaminas A, C, K, B6. Já os minerais maioritários são o fósforo, ferro, potássio e magnésio.

Algumas propriedades benéficas do conteúdo nutricional da couve-de-bruxelas:

- Fonte de vitamina K, necessária para a coagulação do sangue e a saúde dos ossos. Também desempenha um papel no crescimento ósseo e pode ajudar a proteger contra a osteoporose, uma condição caracterizada pela perda óssea progressiva.

- Fonte de vitamina C, um composto antioxidante que ajuda a promover a absorção do ferro, está envolvido na reparação dos tecidos e na função imunitária.

- Fonte de fibras, que ajuda a apoiar a regularidade e a saúde intestinal. Pode aliviar a obstipação aumentando a frequência das fezes e suavizando a sua consistência para facilitar a passagem (Alimentary Pharmacology & Therapeutics Journal).

 

A couve-de-bruxelas é indicada para quem quer seguir uma dieta saudável e rica em componentes importantes para um ótimo funcionamento do organismo. É um vegetal que costuma aparecer em várias receitas que necessitam de uma ingrediente com sabor ligeiramente adocicado e textura crocante.

 

Amêndoas

As amêndoas são um dos frutos secos mais populares e mais nutritivos. Estas são sementes comestíveis de Prunus dulcis, usualmente chamadas amendoeiras. No supermercado, as amêndoas muitas vezes têm a casca removida, podendo ser vendidas em bruto ou torradas. Estas são também utilizadas para produzir outro tipo de produtos como, leite de amêndoa, manteiga, óleo, farinha ou pasta, conhecido como maçapão.

As amêndoas ostentam níveis muito elevados de nutrientes, são ricas em gorduras saudáveis, antioxidantes, vitaminas e minerais (Healthline Journal). As vitaminas que se destacam são vitamina B2, E. Os minerais maioritário são nomeadamente o magnésio, manganésio, fósforo e cobre.

Algumas propriedades benéficas do conteúdo nutricional da amêndoa:

- Fonte de vitamina E, um antioxidante que se tende a cumular nas membranas celulares, protegendo as células de danos oxidativos. Uma maior ingestão de vitamina E está relacionada com menores taxas de doenças cardíacas, cancro e doença de Alzheimer (New England Journal of Medicine).

- Fonte de magnésio, pode ajudar a baixar os níveis de tensão arterial (uma das principais causas de AVC, ataques cardíacos e insuficiência renal). Sabe-se que uma deficiência neste mineral está fortemente ligada à tensão arterial elevada. Muitos estudos já mostraram que a correção nos níveis de magnésio pode levar a uma grande redução na tensão arterial (Journal of Human Hypertension).

 

Sabia que?

  • Amêndoas têm boa durabilidade e mantêm seus princípios ativos por vários meses, em especial a vitamina E.
  • Existe uma variedade de 30 tipos de amêndoas, mas apenas 10 são utilizadas para consumo humano.
  • Fabricantes de chocolate usam 40% do total mundial de amêndoas.
  • Cerca de 90% da gordura na amêndoa é não-saturada, o que significa que elas podem ser consumidas diariamente.
  • A origem da couve-de-bruxelas ainda é desconhecida mas pensa-se ser nativa da Bélgica, em especial da região próxima de Bruxelas, que lhe dá o nome.
  • A couve-de-bruxelas apresentam melhor qualidade entre o outono e o final do inverno ou início da primavera.

 

Informação nutricional das amêndoas

Componentes

Quantidade por 100 g de amêndoas

Energia

610 calorias

Proteína

21,6 g

Água

4,9 g

Gordura

56,0 g

Hidratos de carbono

63 g

Fibra

12 g

Tiamina

0,21 mg

Riboflavina

0,75 mg

Niacina

2,2 mg

Triptofano

3,5 mg

Vitamina B6

0,15 mg

Vitamina C

1,0 mg

Vitamina E

24,0 mg

Potássio

855,0 mg

Cálcio

266,0 mg

Fósforo

405,00 mg

Magnésio

259,00 mg

Ferro

4,0 mg

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados