Creme de abóbora com sementes

Nutrição e Fitness
Última atualização: 19/12/2022

As sementes de abóbora são ricas em ácidos gordos essenciais e proteínas. Porque não cozinhar este delicioso creme de abóbora para o seu jantar?

Creme de abóbora com sementes

Ingredientes

500g abóbora (depois de limpa)

750ml de caldo de legumes

2 cebolas

2 colheres de sopa de azeite

Sumo de pmão, pimenta moída e sal q.b.

Para guarnecer: sementes de abóbora assadas, óleo de semente de abóbora e folhas de manjericão 

Preparação | 60 minutos

> Prepare a abóbora em pequenos pedaços e reserve.

> Descasque a cebola e refogue-a em azeite.

> Adicione a abóbora e cozinhe por 2-3 minutos.

> Junte o caldo de legumes. Vá mexendo e deixe ferver em lume brando durante cerca de 20 minutos.

> Reduza a puré e se gostar pode passá-la num coador. Se a sopa estiver fina, deixe ferver mais um pouco até ter a consistência desejada.

> Tempere com sal, sumo de limão e pimenta.

> Sirva e, se desejar, decore com as sementes de abóbora, umas gotas de óleo de semente de abóbora e folhas de manjericão.

As abóboras não servem só para o Halloween…

A abóbora é um legume bastante comum na alimentação mundial, seja em sopas, assados ou até mesmo sobremesas. Além da sua versatilidade nos pratos também proporciona diversos benefícios à saúde:

1. Promove a saúde oftalmológica

A abóbora é rica em carotenoides, em particular luteína e zeaxantina, com alto poder antioxidante. Estes protegem o organismo contra os danos provocados pelos radicais livres, ajudando a manter a saúde dos olhos ao evitar o surgimento de cataratas.

Além disso, estes carotenoides também ajudam a proteger os olhos dos raios ultravioleta do sol, e também da luz azul emitida nos telemóveis, computadores, tablets, etc.

2. Ajuda na perda de peso

A abóbora tem uma elevada quantidade de fibras que ajuda na digestão de alimentos, dando uma sensação de saciamento mais rápido, acabando por ajuda na perda de peso.

Adicionalmente, o conteúdo nutricional da abóbora é bastante benéfico para quem está de dieta devido ao seu baixo valor de hidratos de carbono e calorias.

3. Prevenir diabetes

Por ter boas quantidades de fibras, a abóbora diminui a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, promovendo o equilíbrio dos níveis de glicose  no sangue, ajudando, assim, a prevenir a resistência à insulina e diabetes.

4. Fortalecer o sistema imunológico

Como já foi referido, a abóbora tem uma elevada quantidade de carotenoides que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Evitando assim o surgimento de gripes, constipações, por exemplo.

5. Ajudar na prevenção do cancro

Por conter alto teor de compostos com propriedades antioxidantes, como betacaroteno e vitamina A, a abóbora ajuda a combater o excesso de radicais livres no organismo, ajudando na prevenção de alguns tipos de cancro, como de pulmão, pâncreas, mamapróstata.

Além disso, os carotenoides presentes na abóbora também ajudam a proteger a pele contra os raios ultravioleta do sol, prevenindo o surgimento do cancro da pele.

6. Combater a prisão de ventre

A abóbora ajuda a combater a prisão de ventre, porque tem ótimas quantidades de fibras insolúveis, um tipo de fibra que aumenta o volume das fezes e estimula os movimentos naturais do intestino, facilitando a eliminação das fezes.

7. Prevenir a pressão alta

A abóbora contém potássio, um mineral que promove o relaxamento das artérias, facilitando a circulação do sangue e prevenindo, assim, a tensão alta.

Além disso, o potássio favorece a eliminação do excesso de sódio do organismo pela urina, ajudando a controlar a tensão arterial.

Sabia que?

  • Portugal é o terceiro maior produtor de abóbora da Europa, logo atrás de França e Espanha.
  • A abóbora butternut (abóbora manteiga) tem um dos maiores volumes de produção em Portugal, chegando as 60 mil toneladas anuais.
  • Existem 6 tipos diferentes de abóboras que além de formas e cores diferentes, também têm maneiras diferentes de serem consumidas.
  • Uma porção de 100g de abóbora fornece 9mg de Vitamina C.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados