Pepino e creme de queijo em camadas

Nutrição e Fitness
Última atualização: 28/12/2022
  • Tenha em conta esta receita deliciosa, prática e nutritiva, ideal para qualquer hora e altura.
  • Conheça todos os benefícios de saúde e nutricionais do pepino e do creme de queijo, assim como este último é produzido

Uma receita fácil, leve e muito pouco calórica que pode servir em casa a qualquer hora ou levar para a praia.

Pepino e creme de queijo em camadas

Ingredientes

2 Pepinos

250 g de queijo de cabra fresco

250 g de azeitonas pretas sem caroço

1 dente de alho, finamente picado

Colheres de sopa de cebolinho picado

Azeite q.b

Sal e pimenta moída q.b

Cebolinho, para decorar

Preparação | 20 minutos

> Depois de lavar e aparar as pontas dos pepinos, corte-os ao meio e longitudinalmente em fatias com cerca de 1 cm.

> Esfarele o queijo de cabra numa taça. Reserve.

> Pique as azeitonas, junte 2 colheres de sopa de azeite, sal, pimenta e o alho. Misture.

> Faça as camadas como na fotografia. Antes de cobrir polvilhe com o cebolinho picado.

> Pressione levemente com a mão e coloque no prato de servir. Tempere a gosto e sirva.

Pepino, um fruto a incluir numa dieta saudável

O pepino é botanicamente classificado como sendo um fruto, da família dos Curcubitaceae, apesar de muitas vezes ser pensado como sendo um vegetal. Outros membros da família incluem, por exemplo, abóboras, diferentes tipos de melão e melancia. Este alimento é muito pobre em calorias, contém fibra solúvel e uma boa quantidade de água, que ajuda a promover hidratação e também na perda de peso.

O pepino é rico em nutrientes benéficos, como antioxidantes, vitaminas e minerais (Healthline Journal). As vitaminas que se destacam no pepino são a vitamina A, C, K e do complexo B. Os minerais presentes em maior abundância são o magnésio, manganésio, potássio, fósforo e cálcio.

Algumas propriedades benéficas do conteúdo nutricional do pepino:

- Fonte de vitamina K, necessária para a coagulação do sangue e a saúde dos ossos. Também desempenha um papel no crescimento ósseo e pode ajudar a proteger contra a osteoporose, uma condição caracterizada pela perda óssea progressiva.

- Fonte de vitamina C. Atua na prevenção da anemia, pois aumenta a capacidade do corpo para absorver ferro. Suporta a saúde do sistema imunitário: fundamental na função das células imunitárias, no processo de apoptose, e proteção contra os processos oxidativos. Apresenta também um papel importante na síntese de colagénio.

 - Fonte de magnésio, pode ajudar a baixar os níveis de tensão arterial (uma das principais causas de AVC, ataques cardíacos e insuficiência renal). Sabe-se que uma deficiência neste mineral está fortemente ligada à tensão arterial elevada.

- Fonte de potássio, pode reduzir a retenção de água induzida por sódio e, portanto, reduzir a pressão arterial (American Heart Association).

Creme de queijo, um ingrediente muito versátil

O creme de queijo é um tipo de queijo fresco com uma consistência suave, que é tipicamente feito de nata ou de uma combinação de nata e leite. Apresenta um sabor suave e é muito utilizado para barrar no pão, bolachas, tostas, entre outros. Existem muitos tipos de creme de queijo à venda, sendo que o perfil nutricional dependerá do produto e da marca em si. Em geral, o creme de queijo é rico em gordura e contém uma pequena quantidade de hidratos de carbono e proteínas. Também é boa fonte de vitamina A (apoia o sistema imunitário e ajuda a proteger a integridade de muitos tecidos, tais como a pele, pulmões e intestinos) e riboflavina (estimula a produção de sangue, mantém o metabolismo adequado, e o desenvolvimento de doenças, já que possui atividade antioxidante).

Como é feito

Para produzir o creme de queijo é necessário tratar termicamente a nata por pasteurização, para matar microrganismos que sejam potencialmente perigosos. Após este processo, serão introduzidas bactérias ácidas lácticas, tornando o queijo ligeiramente ácido. As gotículas de gordura das natas são quebradas em gotas mais pequenas e uniformes, originando um produto suave. Para engrossar o queijo são adicionados aditivos, tal como a goma de alfarroba e carragenina. E, por último, é incluída uma enzima de coagulação (de uma fonte animal ou vegetal) para melhorar a firmeza.

Sabia que?

  • As pessoas na Índia cultivam pepinos para fins alimentares e medicinais desde os tempos antigos, e há muito que fazem parte da dieta mediterrânica.
  • Os pepinos têm um efeito refrescante e calmante que diminui o inchaço, irritação e inflamação quando utilizados topicamente. As fatias de pepino podem ser colocadas sobre os olhos, podendo estas diminuir o inchaço matinal ou aliviar e tratar queimaduras solares quando colocadas sobre as áreas afetadas.
  • As primeiras entregas de creme de queijo ocorreram no ano 1583.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados