Massa fusilli com atum

Nutrição e Fitness
Última atualização: 22/02/2023
massa fusilli com atum

Um prato completo, saboroso e muito prático. Pode-se levar para a praia evitando muitas vezes, as calóricas sanduíches.

Massa fusilli com atum

Ingredientes

400g de massa fusilli

1 lata de atum (150g)

100ml de caldo de legumes

1 cebola grande

2 dentes de alho

2 tomates médios

2 colheres de sopa de óleo vegetal

1 colher de sopa de concentrado de tomate

Pimenta moída

Folhas de basílico a gosto

Preparação | 30 minutos

  • Coza o fusilli em bastante água com sal até ficar “al dente”.
  • Enquanto isso, escorra o atum e pique finamente a cebola e o alho.
  • Escalde os tomates e tire-lhes a pele.
  • Refogue as cebolas e o alho no óleo quente. Adicione o tomate sem pele e o concentrado. Adicione sal e pimenta e despeje o caldo.
  • Junte o atum mexendo devagar para que não se desmanche totalmente.
  • Escorra o fusilli, misture com o molho de atum e decore com as folhas de basílico.

Massa fusilli, opção prática para adicionar à sua dieta

A massa fusilli é um acompanhamento prático, rico em proteína, para incluir tanto ao almoço como ao jantar. É muito indicado para quem pratica desporto e outras atividades físicas. Proporciona energia dos hidratos de carbono, assim como proteína, essencial para o tecido muscular. Além de hidratos de carbono e proteína, a massa fusilli também é fonte de várias vitaminas (vitaminas: B1, B2, B3, B6, e E) e minerais (fosfato, cálcio, ferro, cobre, magnésio, sódio e potássio). É um alimento muito versátil que pode acompanhar por o que lhe convém e, que por outro lado, o ajuda a manter na linha.

Atum, alimento prático e saboroso

O atum é um peixe comercialmente valorizado. É um dos peixes mais populares e requeridos a nível mundial, devido ao seu sabor e valor nutricional. Apresenta uma imensa fonte de vitaminas e minerais (Medindia website). As vitaminas presentes em maior quantidade no atum são vitaminas A, D, B6 e B12. Já os minerais são fósforo, magnésio, ferro, iodo.

Propriedades benéficas do conteúdo nutricional do atum:

- É uma excelente fonte de proteínas, e muito pobre em calorias, o que o torna um alimento ideal para quem procura manter um peso saudável enquanto mantém os seus níveis de energia.

- Boa fonte ácidos gordos ómega 3. Estes compostos ajudam a baixar o colesterol, aumentar a função cerebral e melhorar a saúde dos olhos.

- Excelente fonte de vitamina B12. Uma forma de vitamina B responsável por manter as células nervosas e sanguíneas do corpo saudáveis. Previne a anemia megaloblástica e ajuda na formação dos glóbulos vermelhos.

- Boa fonte de vitamina D, que desempenha um papel importante na absorção do cálcio. Além disso, o magnésio e fósforo também presentes no atum, apoiam a saúde óssea.

Atum em conserva ou atum fresco?

Em termos nutricionais, o melhor como sabemos é consumir os alimentos frescos, o que também se aplica ao atum. Especificamente, o atum em conserva é submetido a vários processos, como temperaturas de esterilização elevadas, que pode levar à perda de alguns nutrientes, incluindo vitaminas termolábeis, tais como as vitaminas do complexo B. Além disso, também pode ocorrer a oxidação dos ácidos gordos polinsaturados, mais suscetíveis às temperaturas altas.

Uma outra desvantagem do atum em conserva é a percentagem de sal adicionado. No entanto, este continua a ser uma alternativa muito prática para o dia a dia, desde que este consumo seja intercalado com o consumo de peixe fresco e/ou congelado. Um conselho referido por nutricionistas para reduzir o teor de sal, é escorrer o líquido, quer seja óleo, azeite ou água, e passar o atum por água.

Sabia que?

  • O atum pode ser encontrado nas mais diversas águas do mundo: do Mediterrâneo ao Mar Negro, do Atlântico ao Pacífico, passando pelo Oceano Índico.
  • O atum é um dos alimentos mais populares que vêm do mar. A maior parte dos atuns pescados é industrializada e vendida em latas.
  • O facto do atum em conserva ser embalado em óleo ou água pode afetar o seu conteúdo nutricional. O atum em conserva em óleo tende a ser mais rico em calorias e gordura do que o atum em conserva em água.
  • Existem sete diferentes espécies de atum: atum-azul, albacora, atum-amarelo, atum-de-olho-grande, atum-negro, atum-do-índico e atum-do-sul.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados