Os benefícios da praia para a saúde

Quotidiano
Saúde e Medicina
Última atualização: 22/08/2022
  • A exposição solar moderada, o contacto com a água do mar e até com a areia são alguns dos elementos que estão na origem dos vários benefícios para a saúde das idas à praia.
  • O contacto com estes elementos desencadeia diferentes reações no nosso organismo, como a produção de vitamina D, serotonina e melatonina, com claros benefícios físicos e mentais.
  • As idas à praia promovem o relaxamento e a diminuição do stress, contribuindo também para a regulação dos ciclos de sono.
  • Estes momentos são também acompanhados de uma maior atividade física, contribuindo para que passe menos tempo sentado e em frente a dispositivos eletrónicos.
benefícios da praia

Verão rima com praia e são muitos os benefícios que esta traz para a saúde física e mental.

 

Verão é, para muitos, sinónimo de praia. Se faz parte deste grupo, temos boas notícias para si. A praia não é apenas uma fonte de diversão e relaxamento, mas também de saúde, trazendo inúmeros benefícios para o seu bem-estar físico e mental.

Aumente os níveis de vitamina D

Sabia que 60% da população portuguesa apresenta níveis de vitamina D muito baixos? É surpreendente que assim seja num país com elevada exposição solar, mas os comportamentos atuais ajudam a explicar esta situação, já que passamos cada vez menos tempo ao ar livre. A exposição solar permite ao corpo produzir vitamina D, com inúmeros benefícios. A investigação sugere que a vitamina D pode ter variados efeitos protetores, desde a prevenção da osteoporose ao cancro, diabetes, obesidade e saúde cardiovascular.

Porém, não é necessário expor-se ao sol durante longos períodos para que o corpo produza vitamina D e deve sempre evitar os momentos de maior calor.  Apenas 15 a 20 minutos de exposição, 2 a 3 vezes por semana, são suficientes para que ocorra a síntese de vitamina D.

Relaxe e combata o stress

A exposição à luz solar contribuiu para o bem-estar emocional já que esta estimula a produção de serotonina – um neurotransmissor que atua no cérebro, permitindo a regulação do humor e na sensação de bem-estar - dando-lhe mais energia e ajudando-o a relaxar mas também a manter-se mais positivo e concentrado.

A exposição à luz solar é de tal forma importante que a baixa luminosidade, especialmente nos meses de inverno, tem sido associada a uma quebra na produção de serotonina, que estará na origem da depressão sazonal.

Além do mais, o contacto da água do mar com o corpo proporciona uma forma de relaxamento e os desportos aquáticos podem ajudar no combate à depressão.

Durma melhor depois de ir à praia

As idas à praia são muitas vezes seguidas de uma sensação de “moleza” e sonolência, à qual se segue frequentemente uma longa noite de sono reparador. Mas sabe porquê? Pensa-se que isto se deve em parte à exposição solar que provoca um ligeiro aumento da temperatura corporal. Estas variações de temperatura desencadeiam no cérebro a produção de melatonina, que ajuda a melhorar a qualidade do sono. A isto soma-se o facto de que estar exposto ao sol desencadeia uma regularização do relógio biológico interno, ajudando-o a reajustar o seu ciclo de sono.

Por outro lado, as idas à praia permitem também relaxar, especialmente num contexto de férias, contribuindo também para que durma mais descansado. Afinal, o stress é um dos principais responsáveis de uma noite mal dormida ou até de um padrão recorrente de insónias.

Sabemos também como uma boa noite de sono é essencial ao desempenho físico e mental pelo que uma ida à praia poderá ajudá-lo a colher todos os benefícios de um sono reparador, deixando-o mais enérgico, bem disposto e ajudando-o também a lidar da melhor forma com as muitas situações do dia-a-dia.

Faça atividade física sem perceber

As idas à praia estão também cheias de oportunidades para se exercitar, seja em jogos no areal, corridas pela manhã, banhos de mar ou o simples facto de perseguir os mais pequenos pelo areal, mantendo-se ativo ao longo do dia. Por isso, é também normal que se sinta fisicamente cansado e acabe por dormir melhor.

Também nadar é uma forma de praticar atividade física, sem sobrecarregar os tendões e articulações. A isto soma-se o facto de que caminhar na água ativa a circulação e alivia a sensação de pernas pesadas.

Aliás, momentos passados ao ar livre estão normalmente associados à prática de maior atividade física e, especialmente, menos tempo despendido em frente à televisão ou com o telemóvel na mão, com claros benefícios para a saúde.

Tenha uma pele mais bonita e saudável

A exposição excessiva ao sol está na origem de variados problemas de saúde, porém uma quantidade moderada de luz solar, quando realizada de forma segura e respeitando as recomendações existentes, tem de facto benefícios preventivos face a várias doenças e pode também ajudar a tratar várias condições de pele. Para aqueles que lidam com psoríase, eczema, acne ou pele atópica a exposição solar, de acordo com as recomendações do seu médico, e o contacto com a água do mar podem ser muito benéficos.

Além disto, a praia é praticamente um spa a céu aberto: a areia esfolia a pele, a água salgada ajuda a limpar os poros e o iodo presente na água combate as bactérias na sua pele. Certifique-se apenas de que está protegido do sol, utilizando de forma correto o protetor solar.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados