Pera em calda de café com pimenta

Nutrição e Fitness
Última atualização: 28/12/2022
  • Desfrute desta receita de pera em calda de café com pimenta, que desperta toda a atenção no momento da refeição.
  • Conheça todos os benefícios nutricionais e de saúde que a pera e o café apresentam, assim como algumas curiosidades dos mesmos.

Uma versão nova de pera cozida cujos aromas vão encantar os seus convidados.

Pera em calda de café com pimenta

Ingredientes

4 peras

2 colheres de sopa de sumo de limão

2 colheres de sopa de açúcar

250ml de café frio


Para a calda

150g de açúcar

1/2 colher de sopa de pimenta rosa

5 vagens de cardamomo

Preparação | 35 minutos

> Ferva 300ml de água com o sumo de limão, o açúcar e o café.

> Descasque as peras (sem tirar o caule) e coloque-as na calda. Deixe ferver em lume baixo durante cerca de 7 minutos até ficarem macias.

> Noutra panela derreta o açúcar até ficar um caramelo escuro. Junte 150ml da água de cozer as peras, a pimenta rosa e o cardamomo. Mexa até engrossar.

> Coloque as peras num prato e regue com o molho de caramelo. Sirva morno ou frio.

Pera, uma das frutas mais populares e procuradas no mundo

As peras são frutos doces e suaves, em forma de sino, e que são apreciados desde há muito tempo. Existem muitas variedades de peras. Por exemplo, as peras Bosc, D'Anjou e Bartlett estão entre as mais populares, mas cerca de 100 tipos são cultivados em todo o mundo.

As peras contêm muitos nutrientes essências necessários para ao organismo, incluindo fibra, vitaminas e minerais (Healthline Journal). As vitaminas maioritárias neste fruto são vitamina A, C, K, folato e niacina. Já os minerais presentes em maior quantidade são o magnésio, cálcio, ferro, cobre e potássio.

Propriedades benéficas do conteúdo nutricional da pera:

- Fonte de vitamina K, necessária para a coagulação do sangue e a saúde dos ossos. Também desempenha um papel no crescimento ósseo e pode ajudar a proteger contra a osteoporose, uma condição caraterizada pela perda óssea progressiva.

- Fonte de folato, niacina e provitamina A. São importantes para a função celular e produção de energia. Já a provitamina A apoia a saúde da pele e a cicatrização de feridas.

- Fonte de cobre e potássio. O cobre desempenha um papel na imunidade, metabolismo do colesterol, e função nervosa, enquanto que o potássio ajuda nas contrações musculares e função cardíaca.

Sabia que?

  • Existem mais de 3000 tipos de pera em todo o mundo. Cada tipo varia consoante o tamanho, forma, doçura e crocância.
  • As peras são fáceis de cultivar e crescem melhor num clima temperado e fresco.
  • A pera tem inúmeros benefícios para a saúde. Têm níveis elevados de vitaminas e antioxidantes e também podem ajudar na digestão e perda de peso.
  • A madeira das árvores de pera pode ser utilizada para criar instrumentos, mobiliário e outros artigos.

Café, uma bebida muito desejada e apreciada

O café é uma das bebidas mais populares em todo o mundo. Muitas pessoas são atraídas pelo seu sabor e aroma. Atualmente, os maiores produtores de café são os países da América Central e do Sul (Brasil, Colômbia, Costa Rica, México), África (Etiópia), Oceânia (Papua Nova Guiné) e Ásia (Indonésia).

A planta do café, o cafeeiro, pertence à família Rubiaceae, no qual apresenta cerca de 6000 espécies. Estas espécies distinguem-se todas pela intensidade do sabor, sob o ponto de vista organolético e sob o ponto de vista nutricional, pelo teor de cafeína e polifenóis.

Esta é uma bebida adorada que contém cafeína, um estimulante do sistema nervoso central. Este composto é conhecido pela sua capacidade de combater a fadiga e aumentar os níveis de energia. Isto é devido à cafeína bloquear os recetores de um neurotransmissor chamado adenosina, o que aumenta os níveis de outros neurotransmissores no cérebro que regulam os níveis de energia, incluindo a dopamina.

Em termos de composição, o café é extremamente complexo. São identificadas cerca de duas mil substâncias nesta bebida, no qual incluem-se as vitaminas (vitaminas do complexo B, com a vitamina B1, B3 e B5), minerais (fósforo, magnésio, cálcio e potássio) entre outras que se apresentam em menor quantidade. No entanto, a composição nutricional irá variar de acordo com vários fatores, como, a espécie do café, o grau de torragem e moagem, o método de preparação, quantidade de café verde e volume de bebida.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados