“Perdi perímetro abdominal com a lipocavitação”

Quotidiano
Última atualização: 08/08/2022
  • A lipocavitação é uma técnica simples, não invasiva, para a redução do contorno corporal, através do uso de ultrassons para a eliminação de células de gordura localizada.
  • Conheça o testemunho de alguém que experimentou e que conseguiu perder perímetro abdominal com este procedimento estético.

A lipocavitação é um procedimento estético não invasivo de redução de gordura localizada através da eliminação de células de gordura. Conheça o testemunho de alguém que experimentou e que conseguiu perder perímetro abdominal com esta técnica.

O que é a lipocavitação?

A lipocavitação é uma técnica que permite eliminar gordura localizada e celulite, especialmente nas regiões do abdómen, coxas, anca e costas. O procedimento é realizado com o recurso a um aparelho de ultrassom que ajuda a destruir as células de gordura acumuladas sob a pele.

Trata-se de uma técnica não invasivo, indolor, que auxilia na perda do volume indesejado, deixando o corpo mais modelado e definido, além de ajudar a melhorar o aspeto da pele e a eliminar a celulite. Por estes motivos, é uma alternativa mais segura e menos invasiva do que as cirurgias plásticas ou a lipoaspiração, pois não necessita de anestesia nem de cortes na pele.  

Para quem está indicada?

Como salienta a  International Society of Aesthetic Plastic Surgery, este é um tratamento que não está indicado para quem pretende perder muito peso, mas sim para quem quer melhorar o seu contorno corporal e eliminar pequenos depósitos de gordura localizada

Por outro lado, esta é uma técnica que não está indicada no caso de mulheres grávidas ou pessoas que sofrem de obesidade, pressão arterial elevada, doenças cardíacas, doenças hepáticas, gordura no fígado, colesterol elevado, diabetes, doenças renais, além de flebite, epilepsia ou condições psiquiátricas graves. 

Esse procedimento também não é recomendado para pessoas que possuem próteses, placas ou parafusos metálicos no corpo, varizes ou processos inflamatórios na área a ser tratada.

Como é realizada a lipocavitação?

O equipamento é colocado na região a ser tratada, com a ajuda de um gel, sendo realizados movimentos circulares durante todo o procedimento. Este é um equipamento que emite ondas do tipo ultrassom que penetram sob as camadas da pele e, através das vibrações emitidas, estimulam a destruição das células de gordura, direcionando os restos celulares para a corrente sanguínea e linfática para posteriormente serem eliminado pelo organismo.

Número de sessões

O número de sessões varia de acordo com os objetivos pessoais e da quantidade de gordura acumulada, sendo normalmente necessária a realização de 6-10 sessões. Quando a região a ser tratada é muito extensa podem ser recomendadas mais sessões, que devem ser realizadas, no mínimo, 2 vezes por mês.

Resultados da lipocavitação

Como o corpo elimina naturalmente as células de gordura tratadas, os resultados geralmente aparecem gradualmente ao longo de duas ou mais semanas. Uma vez alcançados, os resultados finais são permanentes e podem ser mantidos com alimentação saudável e exercícios regulares.

Como manter o sucesso do tratamento?

Apesar de cada organismo ser diferente e poder ter uma resposta diferente ao tratamento, existem alguns cuidados básicos que vão ajudar a garantir uma maior sucesso do procedimento, tais como: 

  • Realizar exercícios físicos aeróbicos até 48 horas após cada sessão para garantir a eliminação da gordura destruída, sendo necessária a prática de exercícios com elevado gasto calórico, como é o caso da natação ou corrida.
  • Realizar uma massagem de drenagem linfática até 48 horas após cada sessão, de forma a garantir a máxima eliminação da gordura e das toxinas, complementando o tratamento; 
  • Evitar o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar, de forma a prevenir o depósito de nova gordura, e ingerir alimentos saudáveis e pouco calóricos durante todo o tratamento.

Testemunho

Filipe Martins, 40 anos, de Lisboa, queria perder perímetro abdominal mas não o conseguia. Já tinha tentado ir ao ginásio e fazer dietas, mas sem grande sucesso. A juntar a isto, a falta de tempo e as exigências de uma vida agitada não lhe deixavam muito tempo para tentar concretizar este objetivo. Foi então que ouviu falar da lipocavitação. Leu vários artigos sobre o tema, falou com uma amiga e decidiu experimentar. Os resultados foram tão bons quanto poderia desejar.

“Tomei conhecimento da lipocavitação através de uma série de artigos que li em revistas especializadas. Procurei na internet e gostei do que vi e li, por isso falei com uma amiga que já tinha feito este tratamento e estava satisfeita com os resultados e decidi arriscar. Acho que esta foi uma decisão por vaidade e por oportunidade: por vaidade, porque tinha uma ligeira gordura abdominal que me irritava e por oportunidade, porque tinha uma amiga a trabalhar numa clínica que disponibilizava este método. Decidi experimentar a lipocavitação com o objetivo de reduzir o perímetro abdominal de uma forma mais fácil e rápida, numa altura em que passar horas no ginásio estava longe de ser uma das minhas prioridades.

Antes de experimentar senti alguma ansiedade e nervosismo, como sucede com tudo o que é desconhecido, mas o tratamento foi muito simples e indolor. Consistiu na aplicação de um dispositivo metálico na zona a tratar, como se fosse uma massagem. No início, o toque fresco do metal faz-nos arrepiar ligeiramente mas, depois, até acaba por ser agradável.


No final da primeira sessão já tinha perdido 1,5 cm e fiquei muito satisfeito. Nas 4 sessões que fiz, perdi cerca de 3,5 cm de perímetro abdominal. Não perdi mais, porque não tive os cuidados com a alimentação que deveria ter tido.

Na clínica sugeriram-me que limitasse a ingestão de alimentos calóricos, assim como de produtos ricos em açúcar e gordura. Além disso, recomendaram-me que bebesse muita água e que evitasse o consumo de álcool. No entanto, não foi fácil seguir estas recomendações, logo no dia da primeira sessão tive um jantar de aniversário e desrespeitei a maioria dos conselhos que me deram. A verdade é que ainda assim consegui obter resultados. Após, o tratamento consegui manter a linha, com ajuda de cuidados com a alimentação e com a prática de desporto, o que permitiu prolongar os efeitos da lipocavitação.


A simplicidade e a rapidez, além do facto de ser um método não invasivo, são vantagens que me levam a recomendar esta técnica. As sessões não duram muito tempo, não senti dor e os resultados foram visíveis logo no final da primeira sessão, o que é excelente.”

A “simplicidade e a rapidez” deste método cativaram Filipe, que queria obter uma barriga mais lisa sem grande esforço e de forma eficaz. Na primeira sessão conseguiu obter resultados e hoje é um método que recomenda para quem – como ele – queria perder perímetro abdominal.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados