Sementes: a tendência que faz bem à saúde

Sementes: a tendência que faz bem à saúde

Nutrição e Fitness
Última atualização: 24/11/2022

Apesar do consumo de sementes existir há milhares de anos, só recentemente é que este hábito mediterrânico passou a fazer parte da alimentação dos portugueses. Um caminho de descoberta que traz inúmeros benefícios para a saúde.

As sementes estão na moda e ainda bem. Apesar de serem pouco utilizadas na cultura gastronómica portuguesa, a verdade é que nos últimos anos os hábitos alimentares dos portugueses têm vindo a mudar e a permitir a entrada de novos elementos na dieta mediterrânica.

A crescente preocupação com o corpo, a saúde e o bem-estar em geral pode estar na origem do aumento do consumo de sementes. Atualmente, existe uma forte corrente favorável ao consumo de sementes que revela que estas podem contribuir para a prevenção de doenças cardiovascularesdiabetes ou obesidade

Porque é que as sementes estão na moda?

Nutricionalmente muito ricas, as sementes são fontes de minerais, vitaminas, proteínas, fibras e gorduras predominantemente insaturadas. Existem vários tipos de sementes com caraterísticas únicas que podem atuar em várias situações. O consumo regular pode ajudar a emagrecer, prevenir uma doença, dar energia, entre tantos outros benefícios. O mercado tem vindo a explorar melhor este bem tão rico e a sensibilizar para o seu consumo.

Alexandra Sousa, nutricionista do Hospital CUF Porto, assume que “neste momento temos uma franja significativa de portugueses que estão bastante sensibilizados para os benefícios das sementes, uma vez que o seu consumo está na moda e que há muito mais informação sobre o tema do que há uns anos”. A nutricionista mostra, no entanto, alguma preocupação: “Devo confessar que esta moda me preocupa particularmente, uma vez que as pessoas podem tender a exagerar no consumo, o que também traz problemas.” Problemas esses que podem ser uma consequência do elevado valor energético que as sementes têm de uma forma genérica. Segundo Alexandra Sousa, “pelo facto de as sementes apresentarem um alto valor energético, devem ser consumidas com muita moderação, garantindo assim que os seus benefícios não ficarão hipotecados”. 

A introdução das sementes na alimentação diária

Alexandra Sousa revela que “hoje já é relativamente simples introduzir as sementes na alimentação diária. Há duas formas de consumir sementes: inteiras ou moídas. Podemos depois adicioná-las a saladas, introduzi-las em receitas de pães e bolos, fazê-las acompanhar de um iogurte, fruta, cereais ou até mesmo fazer uma omelete com elas”. A nutricionista refere ainda que “é importante não esquecer que a ingestão de sementes deve ser acompanhada pelo adequado consumo de água”. 

Manter a linha com as sementes de chia

São as sementes mais indicadas para a perda de peso, pois têm o dobro do ómega-3 das sementes de linhaça, fator que contribui para reduzir o inchaço do corpo. A chia é rica em fibras que melhoram o funcionamento intestinal. Segundo Alexandra Sousa, “as sementes de chia, quando em contacto com a água, formam um gel que retarda o processo digestivo; quando chegam ao estômago, aumentam a sensação de saciedade, o que deixa a pessoa com menos vontade de comer, facilitando a perda de peso”. Mas fica o alerta: “É preciso ter em atenção o elevado valor energético que as sementes de chia têm.”. 

Os cinco tipos de sementes mais procurados

Consideradas alimentos funcionais, as sementes destacam-se na roda dos alimentos e diferem dos cereais integrais com os quais estamos mais habituados a lidar, como o arroz, os cereais no pão, na massa, entre outros. Apesar de todas as sementes serem interessantes do ponto de vista nutricional (desde que consumidas nas doses devidas), a verdade é que existem aquelas que são mais conhecidas e que têm benefícios que estimulam a sua procura. Segundo, a Healthline Journal, saiba quais são os cinco tipos de sementes que deve incluir na alimentação.

Sementes de abóbora

As sementes de abóbora ou pevides (Cucurbita maxima), apesar de serem pequenas, apresentam muitos nutrientes. Uma pequena quantidade das mesmas pode fornecer uma quantidade substancial de magnésio, zinco e gorduras saudáveis. Devido a isto, as sementes de abóbora têm sido associadas a vários benefícios para a saúde.

Sementes de sésamo

As sementes de sésamo (Sesamum indicum) são sementes minúsculas, ricas em óleo. Estas apresentam vários benefícios e têm sido utilizadas na medicina popular durante milhares de anos. No entanto, pode ser necessário comer quantidades significativas para obter benefícios para a saúde.

Sementes de girassol

As sementes de girassol (Helianthus annuus) são populares nas barras nutricionais, mistura de trilhos, pão multigrão, bem como para petiscar diretamente da embalagem. Estas são ricas em compostos vegetais benéficos, gorduras saudáveis e várias vitaminas e minerais.

Sementes de linhaça

As sementes de linhaça (Linum usitatissimum) são sementes pequenas de forma oval, provenientes do Médio Oriente. Estas são ricas em proteínas, fibras, ácidos gordos ómega-3, vitaminas e minerais, no qual estão ligados a inúmeros benefícios.

Sementes de quinoa

As sementes de quinoa (Chenopodium quinoa Willd) são cultivadas há cerca de 5 mil anos, sendo estas provenientes da América do Sul. Estas são ricas em vários nutrientes incluindo folato, magnésio, ferro e zinco. Também são ricas em fibra e proteína, no qual desempenham um papel importante na saciedade.

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