Pudim de Fiambre

Nutrição e Fitness
Última atualização: 22/02/2023
pudim-de-fiambre

Esta é uma receita diferente, fácil de fazer e nós garantimos que todos a vão adorar, tanto durante o inverno como em pleno verão. Este pudim vai satisfazer a gula dos mais pequenos e surpreender muitos adultos. Quem quer repetir?

Pudim de Fiambre

Ingredientes

1 pão de forma aparado

300g de fiambre fatiado

350g de queijo flamengo fatiado

300dl de leite

4 Ovos

Margarina q.b.

Sal e noz-moscada q.b.

Preparação | 50 minutos

  • Untar um tabuleiro pirex ou uma forma com a margarina e forrar com fatias de fiambre.
  • Bater dois ovos com o leite e temperar com uma pitada de noz-moscada, um pouco de sal e pimenta (opcional).
  • Molhar as fatias de pão na mistura dos ovos com o leite (sem ficarem empapadas) e colocar no fundo do tabuleiro, colocar umas nozes de margarina e um pouco de sal.
  • Cobrir com fatias de fiambre e depois de queijo. Colocar uma nova camada de fatias de pão e repetir o processo como se de uma lasanha se tratasse. Dependo do tamanho do tabuleiro, repetir o processo até acabarem as fatias de pão. Cubra com 2 ovos batidos e reserve algumas fatias de queijo (o suficiente para cobrir o tabuleiro).
  • Leve ao forno a 180 graus (pré-aquecido) durante 20 minutos. Quando faltarem 5 minutos retire o tabuleiro e cubra com as fatias de queijo que guardou e volte a colocar no forno.
  • Sirva o pudim morno, acompanhado de uma salada a gosto.

Fiambre, um ingrediente muito versátil

O fiambre é uma iguaria popular, aperitivo e entrada muito utilizado em sanduíches e refeições rápidas (Healthline Journal). É um produto obtido pela cozedura de carne de porco curada (proveniente das pernas do porco), seja processada ou simples, podendo-se servir a frio, frito, em sanduíches ou também incluído em diversos pratos. A carne vermelha é usualmente conservada com sal ou fumo, embora este processo varie consoante o tipo.

Como é feito

Métodos para produzir fiambre:

- Cura a seco. O porco é coberto com sal e ervas e periodicamente prensado para remover o sangue antes de ser lavado e pendurado num espaço controlado pelo clima (6-24 meses).

- Cura a húmido. A carne de porco é infundida ou encharcada durante um período de 3-14 dias numa salmoura líquida feita com ingredientes semelhantes aos utilizados na cura a seco, incluindo nitratos e nitritos.

- Fumagem. A carne de porco é pendurada num fumeiro, onde absorve sabores e cores adicionais do fumo.

Propriedades nutricionais

O fiambre é rico em proteínas mas baixo em hidratos de carbono, gordura e fibra. Também é baixo em calorias, se for comido isoladamente de outros alimentos. É uma proteína magra que contém vitaminas, minerais, e aminoácidos importantes. As vitaminas maioritárias no fiambre são a vitamina B1, B3 B6 e E. Já em termos de minerais, estes consistem essencialmente em selénio, fósforo, sódio, zinco e potássio.

Função dos principais nutrientes no fiambre:

- Selénio. É um nutriente essencial que ajuda na defesa contra infeções, construção do DNA e na reprodução. Os níveis normais de selénio no sangue estão ligados a taxas mais baixas de doenças da tiróide, doenças cardíacas e alguns tipos de cancro.

- Zinco, potássio e fósforo. Ajudam o corpo a produzir energia, combater infeções e manter a saúde do coração.

- Aminoácidos essências. Ajudam a construir proteínas que desempenham diversos papéis que são críticos na expressão genética, metabolismo e comunicação celular.

- Carnosina, colina, e coenzima Q10. São compostos que ajudam na produção de energia e nas mensagens celulares.

  • A carnosina tem propriedades antioxidantes, pode oferecer efeitos antienvelhecimento, melhorar o desempenho do exercício e a função cerebral.
  • A colina é um nutriente muito importante em mulheres grávidas, já que pode melhorar a quantidade de colina no leite materno mas também ter efeitos benéficos na saúde da placenta.
  • Coenzima Q10. Está associada a melhores resultados para pessoas com insuficiência cardíaca e condições metabólicas.

Sabia que?

  • Fiambres de várias regiões da América do Norte e da Europa são conhecidos pelas suas qualidades distintivas resultantes de combinações únicas de técnicas de criação de porcos e de transformação de carne.
  • De acordo com os registos históricos, a China foi o primeiro lugar a mencionar a produção de fiambre curado, o que significa que os chineses provavelmente inventaram o processo de cura.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados