Sopa de lentilhas vermelhas

Sopa de lentilhas vermelhas

Nutrição e Fitness
Última atualização: 19/08/2022

Uma sopa mais pesada para enfrentar os dias de inverno. Ideal para aquecer o organismo e para quem sofre de sinusite.

Talvez desconheça que em Portugal surgem, todos os anos, aproximadamente 700 novos casos de melanoma, de acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Mas de certeza que já sabe que aplicar protetor solar é a forma mais eficaz de prevenir o cancro da pele. Para que não haja lugar para dúvidas, respondemos a 12 perguntas sobre proteção solar.

 

Ingredientes

Um bocado grande de gengibre

1 colher de sopa de azeite

2 dentes de alho picados

3 cebolas cortadas

5 cenouras em tiras

1 chávena de lentilhas vermelhas

4 chávenas de caldo de galinha

1⁄4 chávena de coentros picados

Sumo de 1⁄2 limão

Sal e pimenta q.b.

Natas para decorar

Preparação | 50 minutos

  1. Descasque o gengibre e corte algumas tiras para decorar. Reserve. Pique o restante gengibre.
  2. Aqueça o azeite na panela e junte o gengibre picado, o alho e as cebolas. Mexa com uma colher de pau durante um minuto até sentir o cheiro a gengibre.
  3. Junte as cenouras, as lentilhas, o caldo de galinha e tempere com sal e pimenta. Deixe ferver por 30 minutos ou até as lentilhas estarem cozinhadas.
  4. Junte o sumo de limão e os coentros, prove e retifique o tempero se necessário.
  5. Sirva decorado com o gengibre fresco, os coentros e as natas.

Origem das Lentilhas

Lentilhas são botanicamente conhecidas como Lens culinaris esculenta. Pensa-se que as lentilhas são originárias do Médio Oriente, e que têm sido uma das fontes de sustento dos nossos antepassados desde os tempos pré-históricos. A palavra lentilha é proveniente do latim “lentícula”, diminutivo de lente.

Lentilhas vermelhas - ingrediente perfeito para sopas cremosas espessas

As lentilhas, família das leguminosas, são um produto básico de despensa em várias cozinhas de todo o mundo. São alimentos altamente nutritivos, com uma variedade de textura, sabor e cores. De acordo com a Healthline Journal, as lentilhas são uma excelente fonte de nutrientes. Estas, são constituídas por mais de 25% de proteínas, o que as torna uma excelente alternativa à carne. São ricas em fibras, que promovem movimentos intestinais regulares e o crescimento de bactérias intestinais saudáveis. Contribuem, assim, para o aumento da matéria fecal, aceleração dos resíduos através do colon e na manutenção do pH do intestino. Estas são também uma grande fonte de vitaminas B, ferro, magnésio, potássio, e zinco. Além disso, as lentilhas apresentam uma diversa gama de compostos químicos, os fitoquímicos, que protegem contra doenças crónicas, incluindo doenças cardíacas e diabetes mellitus tipo 2.

De entre as várias lentilhas coloridas, as lentilhas vermelhas têm um sabor doce e distinto. É a lentilha que é mais fácil e rápida de confecionar entre as restantes variedades e, que após cozinhada, cria uma consistência suave de puré. Deste modo, é um ingrediente perfeito para a confeção de sopas cremosas espessas, mas também para guisados tradicionais indianos e caril.

Benefícios de saúde

As lentilhas vermelhas têm ótimos benefícios de saúde, que incluem ajudar na perda de peso e melhorar a saúde da pele. Além destas benefícios, elas também promovem:

 

- Gravidez mais saudável

Sabemos que a gravidez nem sempre é um processo fácil para todas as mulheres, especialmente se não tiverem os nutrientes adequados para assegurar uma gravidez segura e saudável.

As lentilhas vermelhas são ricas em ácido fólico, também conhecidos como vitamina B9. Esta é uma vitamina que previne quaisquer defeitos congénitos como a espinha bífida, garantindo também um desenvolvimento saudável do cérebro. Assim, as mulheres grávidas que suplementam esta vitamina apresentam menores probabilidades de vir a ter partos prematuros.

 

- Aumento do nível de energia

As lentilhas vermelhas são uma excelente fonte de ferro. A deficiência em ferro é uma das causas dos baixos níveis de energia, já que o mesmo faz parte da constituição da hemoglobina, ajudando os glóbulos vermelhos a oxigenar de forma adequada. Assim, uma boa fonte de ferro nas células evita a letargia resultante de uma fraca oxigenação.

 

- Controlo do peso

As fibras e proteínas são nutrientes essenciais para a perda de peso. Aumentam a saciedade por um período mais longo, impedindo uma alimentação excessiva, distanciando-se assim de uma alimentação saudável. Adicionalmente, as fibras contribuem na diminuição da velocidade de digestão dos hidratos de carbono, mantendo, desta forma, o açúcar no sangue, a um nível normal.

 

O inverno está associado, muitas vezes, a congestão nasal e a quantidades excessivas de muco que podem levar a sintomas de sinusite, tosse, febre, entre outros sintomas. Deste modo, uma sopa cremosa de lentilhas quente e nutritiva, será de maior proveito para a melhora de todos esses sintomas.

Informação nutricional das lentilhas

Componentes

Quantidade por 100 g de lentilhas

Energia

358 calorias

Proteína

24 g

Água

7,82 g

Gordura

2,2 g

Hidratos de carbono

63 g

Fibra

11 g

Vitamina B1

0,510 mg

Vitamina B2

0,106 mg

Vitamina B3

1,495 mg

Vitamina B5

0,348 mg

Vitamina B6

0,403 mg

Vitamina C  

1,70 mg

Vitamina B9

204.00 mcg

Potássio

668,00 mg

Cálcio

48,00 mg

Fósforo

294,00 mg

Magnésio

59,00 mg

Ferro

7,39 mg

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados