Tratamentos de beleza para homens

Tratamentos de beleza para homens

Cirurgia Plástica e Estética
Última atualização: 29/11/2022
  • Os tratamentos de beleza não se reservam apenas a mulheres, mas também a homens. Hoje, a aparência e a beleza dos homens ocupa uma posição de destaque.
  • A pele dos homens diferencia-se das mulheres, em parte, devido à influência da testosterona.
  • Uma rotina de beleza de cuidados faciais é essencial para manter a pele saudável, a agressões como, por exemplo, o ato de barbear.
  • Os principais problemas estão no rosto (nos sinais de fadiga, rugas e flacidez) e no corpo (gordura localizada, flacidez, secura cutânea ou varizes).
  • São indicados 6 tratamentos de beleza mais comuns em homens.
Tratamentos de beleza para homens

Os tratamentos de beleza têm um novo protagonista: os homens. Se antes eram principalmente as mulheres que se preocupavam com a aparência e a boa forma, hoje os homens ocupam um lugar de destaque nesta corrida pela perfeição. Neste artigo descubra as diferenças e as soluções para os principais problemas masculinos.

Nos últimos anos, os homens têm vindo a afirmar a sua beleza e a cuidar cada vez mais de si. Em casa ou num instituto, os tratamentos de beleza para homens são cada vez mais frequentes. Saiba mais. 

À lupa

A pele masculina é distinta da feminina: é mais espessa, tem os poros mais dilatados e mais glândulas sebáceas. A influência da testosterona, que explica a oleosidade, torna-a mais propensa a sofrer de acne, mas mais resistente às agressões e ao impacto do envelhecimento. Apesar destas vantagens, a incidência de melanoma é superior neste grupo. Dados da Skin Cancer Foundation indicam que a maioria dos casos atinge homens na faixa dos 50 anos. Reforçar a proteção solar, sobretudo em atividades profissionais ou de lazer ao ar livre, é a recomendação da comunidade médica. 

Como cuidar da pele

Manter a pele saudável e à prova do tempo requer uma rotina de beleza. A agressão quotidiana imposta pelo ato de barbear tem repercussões no equilíbrio da pele, provocando secura, irritação e lesões devido aos pelos encravados (foliculite). Para minimizar os danos deve escolher um produto, em gel, creme ou espuma, que facilite o deslizar da lâmina de barbear. De seguida, é importante passar o rosto por água tépida e aplicar um bálsamo hidratante e calmante, evitando todos os produtos que contenham álcool ou perfume, já que aumentam o risco de irritação e secura cutânea. A zona do contorno ocular, mais sensível e suscetível ao cansaço e idade, merece atenção, com o uso de um creme específico que atenue os papos e olheiras. Usar um hidratante corporal todos os dias é um ritual que ainda não entrou no dia a dia masculino, talvez pelo uso de cremes pouco adequados. Optar por fórmulas hidratantes fluidas, de absorção rápida ou em óleo permite simplificar este gesto numa pele onde a pilosidade pode representar um obstáculo. 

Principais problemas

Atualmente o rosto e o corpo assumem uma relevância cada vez maior por parte do sexo masculino. No rosto, a ênfase está nos sinais de fadiga (olheiras, papos), rugas e flacidez. No corpo os problemas podem ser de origem diversa: gordura localizada, flacidez, secura cutânea ou varizes. A prevenção e os cuidados diários de beleza são o primeiro passo. Para tal, é importante optar por cosméticos adequados às especificidades masculinas. As principais marcas de beleza já dispõem de gamas masculinas e isso não é um acaso. Para o homem, os cosméticos devem ter uma concentração mais elevada de princípios ativos e uma formulação mais ligeira fluida, para assegurar uma penetração mais eficaz. A lista de cuidados diários inclui ainda os hábitos de vida, a alimentação e prática desportiva, essenciais para conseguir um corpo belo e saudável. 

Também no universo dos cuidados de beleza, homens e mulheres têm características e necessidades distintas. Atualmente, existem vários produtos cosméticos e tratamentos que permitem combater ou minimizar os principais problemas.

6 tratamentos de beleza para homens

De acordo com a NewYou Clinic, os tratamentos mais pedidos para os homens são:

Depilação com cera

A depilação masculina tornou-se muito popular nos últimos anos, sendo mais comum nos tempos de maior calor, como nos meses de verão. O local mais frequente é no peito e nas costas, que são duas áreas em que os homens tendem a sentir um maior incômodo. Proporciona aos homens uma solução fácil e rentável para se verem livres de pelos indesejados durante as suas férias e não só.

Depilação a laser

A depilação a laser nos homens é mais frequente nas zonas do peito e das costas. É ideal para quem procura uma depilação mais permanente nestas zonas.

A depilação a laser funciona através da aplicação de um laser na área. Esta emite luz para a pele, absorve o pigmento, causando danos no folículo piloso, e assim, um retardo no seu crescimento. O número de sessões a realizar irá depender de vários fatores, incluindo a espessura do pelo e o contraste de cor da pele com o folículo piloso. Exemplificando, pessoas com pele e pelo claro são suscetíveis de necessitar de mais sessões para que o laser atinja o pigmento, em contraste com aqueles de pele clara e pelo escuro.

Tratamentos de pele

Os tratamentos faciais são igualmente importantes para os homens, e devem ser reservados para um tratamento todos os meses. Existem vários tratamentos, um dos quais o tratamento facial CBD, que ajuda a relaxar, enquanto limpa e desintoxica a pele. É perfeito para o período de Inverno, ou seja, quando a pele está exposta a condições climatéricas adversas. Outro tratamento inclui o peeling de carbono a laser, que ajuda a limpar poros, remover pele morta, excesso de óleos e impurezas, que podem causar ruturas e poros entupidos.

Micropigmentação capilar

Uma questão comum que faz com que muitos homens se sintam incomodados e menos confiantes é a queda de cabelo (especialmente, em casos jovens). A micropigmentação capilar é uma solução fácil e rentável, já que pode optar por ter toda a área tratada, ou optar por ter secções tratadas, para dar a aparência de cabelo mais grosso. Além de que, a cor do pigmento pode ser adaptada à cor natural do cabelo, podendo ser mais claro ou mais escuro.

Remoção de tatuagens

As tatuagens indesejadas podem ser removidas por laser, que remove com facilidade a tinta da pele sem causar cicatrizes ou danos significativos. Este tratamento pode ser completo na maioria das tatuagens, e quanto mais escura a tatuagem, mais fácil será a remoção. Isto porque, tal como na depilação a laser, o laser utilizado para a remoção de tatuagens visa o pigmento a dispersar a tinta na pele, causando a sua decomposição.

 

Criolipólise

Criolipólise é uma solução rentável e não cirúrgica para reduzir a gordura em áreas à escolha, tais como, as pernas ou a cintura.

 

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados